Celso furtado

Páginas: 7 (1607 palavras) Publicado: 10 de junho de 2013
Celso Furtado- Formação econômica do brasil.
Cap.31- Os mecanismos de defesa e a crise de 29.
-Brasil possui economia dependente do café e os preços do mesmo são muito expressivos.
-Durante o processo de desvalorização cambial em ritmo de expansão da produção (nos ans crise) o que provocou queda brusca dos preços do café.
-O governo comprou excedentes e destruiu-o como tentativa dedesacelerar a queda dos preços.
-Chamada política anticíclica- queima estoques para evitar excesso de oferta e queda nos preços.
-O café não encontrava mais compradores. Com a crise de 29 todas as reservas de dinheiro acumuladas por empréstimos externos esvaíram-se . Portanto, as politicas implementadas com a crise aceleravam a queda do preço do café e a falência do sistema de conversibilidade.
Cap.32 –Deslocamento do centro dinâmico
- A grande acumulação de estoques(29), a rápida liquidação das reservas brasileiras e as fracas opções de financiamento das grandes safras futuras aceleram o aumento do preço do café.
- Ocorre reversão do saldo de BP via balança comercial, já que no mercado desvia atenção das importações para a produção voltada à demanda interna do país, ofertando bensmanufaturados que já existiam, mas que precisavam subir escalão de produção.
- Devido a alta procura de bens, alto preço da importação viraram condições favoráveis a instalações no Brasil de industrias de bens.
- Mudança centro dinâmico- produção voltada ao mercado ext.- interno.
- O desenvolvimento do setor industrial puxou o crescimento brasileiro apartir de 34. Sendo o brasil uma das primeiraseconomias a recuperar da crise.
Cap.33 – Desequilíbrio externo e sua propagação
- A consequência da politica cambial afim de combater a alta de preço foi primeiro abaixar importações de manufaturas. O setor industrial era favorecido duplamente:
1) a possibilidade de concorrência externa pelo controle de impostos.
2) As matérias-primas e os equipamentos podiam ser adquiridos a preços baixos, criando apossibilidade de aumentar a produtividade.
Acrescentando: O fator dinâmico principal, nos anos que seguem a crise, passa a ser o mercado interno. A produção industrial, que se destinava em sua totalidade ao mercado interno, sofre durante a depressão uma queda de menos 10%, e já em 33 recupera o nível de 29. A produção agrícola para o mercado interno supera com igual rapidez os efeitos da crise.É evidente que, mantendo-se elevado o nível da procura e represando-se uma maior parte dessa procura dentro do país, através do corte das importações, as atividades ligadas ao mercdo inter puderam manter, e em alguns aumentar, sua taxa de rentabilidade.
A precária situação da economia cafeeira, que vivia em regime de destruição de 1/3 do que produzia com um baixo nível de rentabilidade, afugentadesse setor os capitais que nele ainda se formavam. E não apenas os lucros líquidos, pois os gastos de manutenção e reposição foram praticamente suprimidos.
Desta forma o deslocamento do centro dinâmico no Brasil seria: o período em que a determinação do nível de renda deixa de estar ligada a elementos como a demanda externa e passam a depender de elementos ligados ao mercado interno, como oconsumo e o investimento doméstico. Isto ocorre basicamente na déc. de 30.
É evidente que a economia não somente havia encontrado estimulo dentro dela mesma para anular os efeitos depressivos vindos de fora e continuar crescendo, mas também havia conseguido faricar, parte dos materiais necessários à manutenção e à expansão de sua capacidade produtiva.

A ORDEM DO PROGRESSO
Governoprovisório(1930-34)- Política de redução da oferta do café, mais de 70milhões de sacas destruídas de 1931-43. Desvalorização cambial e o controle de importações reorientaram a demanda para os produtos nacionais, levando a reversão do saldo da BP. A politica econômica considerada pre-keynesiana devido a intenão de acomodar um choque fiscal através de um aumento do defict publico. A produção nacional cresce a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Celso furtado
  • Celso furtado
  • Celso Furtado
  • celso furtado
  • Celso Furtado
  • Celso Furtado
  • Celso Furtado
  • Celso furtado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!