Celeridade processual

Páginas: 2 (297 palavras) Publicado: 16 de abril de 2013
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES:

O idoso desempenha importante papel social, eis que responsável pela perpetuação do conhecimento, da cultura, dos modos de cada povo: é um elo entre oconquistado/adquirido e o porvir/descobrir, estabilizando, por esse modo, a sociedade e permitindo a sua coesão. A psicologia junguiana simboliza o idoso pelo arquétipo do velho sábio, emrepresentação à imagem cristalizada de que idade evolve conhecimento de vida e experiência nos meandros da realidade.
Idade não é critério de discriminação nem condição para atuação dos atosda vida civil, salvo disposições adversas e extremas apontadas pelo legislador ordinário. Nesse sentido aponta ALMEIDA [01]:
"A velhice não torna um ser humano menos cidadão que outro, oumenos importante para a sociedade, a experiência galgada pela vivência é algo que não se aprende nos bancos universitários, algo que não se alcança com o vigor físico. Garantir dignidadeaos idosos é ao menos tempo humanístico e egoístico. Humanístico porque a humanidade tem muito a aprender com eles e necessita de sua experiência e egoístico porque só assim poderemosgarantir dignidade para nós mesmos, porque os sobreviventes à adolescência certamente irão tornar-se idosos e, é este nosso futuro".
A família é a entidade nuclear da vida social, sem a qualnão poderia ser concebida a existência de uma coexistência harmônica e cooperativa entre seres humanos. É na família que se constitui o primeiro ensaio para a adequação aos padrões, aformação política e valorativa do indivíduo e a consciência de mundo. O idoso, tal quais demais pessoas, está inserto no bojo familiar, sendo, por isso, fundamental no papel de mediação social.Com base nessas ponderações considera BRAGA [02]:


Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/7115/o-acesso-do-idoso-a-justica-e-a-emenda-constitucional-no-45-2004#ixzz2Qfr4xFBr
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Celeridade processual
  • Princípio da Celeridade Processual
  • Princípios processual constitucional da celeridade
  • Problemas na Celeridade Processual
  • Monografia
  • O principio da celeridade processual como instrumento de efetividade do Direito Processual.
  • Pedido Celeridade Processual Juizados Especiais
  • PRINCIPIO DA CELERIDADE PROCESSUAL NOS JUIZADOS ESPECIAIS CIVEIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!