Cefaléias primárias

Páginas: 19 (4535 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
Introdução
O termo cefaléia aplica-se a todo processo doloroso referido no segmento cefálico, o qual pode originar-se em qualquer das estruturas faciais ou cranianas.
A cefaléia representa, possivelmente, o sintoma mais frequentemente referido na prática clínica. Estima-se que, em qualquer população, 80% dos indivíduos apresentarão, ao menos uma vez ao ano, um episódio de cefaléia, e metadedeste número, mais de dois.
Os indivíduos com cefaléia sofrem limitações significativas da produtividade no trabalho e nas atividades rotineiras, com grande comprometimento da qualidade de vida em função da dor e da ansiedade.
Em 1988 foi publicada a classificação das cefaléias pela Sociedade Internacional de Cefaléias e isso possibilitou a normatização do diagnóstico de cefaléia de acordo comcritérios internacionais, com apoio da Organização Mundial de Saúde e acoplada aos diagnósticos da 10ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10). A partir de 2003 entrou em vigor a Segunda Edição da Classificação.
Esse sistema de classificação desenvolvido pela Sociedade Internacional de Cefaléias caracteriza a cefaléia como primária ou secundária. As cefaléias primárias são aquelasem que a cefaléia e suas manifestações associadas constituem o distúrbio em si, enquanto as cefaléias secundárias são causadas por distúrbios exógenos.
As cefaléias primárias mais comuns são enxaqueca, cefaléia tensional e cefaléia em salvas. Mas também existem a hemicrania paroxística crônica, cefaléia idiopática em pontadas, cefaléia por compressão extrínseca, cefaléia por estímulos gelados,cefaléia benigna da tosse, cefaléia benigna do esforço e cefaléia associada à atividade sexual.

Enxaqueca
Trata-se de uma reação neurovascular, anormal, em um organismo geneticamente vulnerável, que se exterioriza, clinicamente, por episódios recorrentes de cefaléia e manifestações associadas e que, geralmente, dependem da presença de fatores desencadeantes.
Trata-se de uma doença crônica dealto custo pessoal, social e econômico. Entretanto, é freqüentemente tratada como uma simples dor de cabeça, não chegando a receber os medicamentos específicos, mais eficazes, já disponíveis no país.
Tem início, geralmente, na infância, na adolescência ou nos primórdios da idade adulta, e é mais freqüente no sexo feminino, na proporção de 3:1. Sua freqüência é bastante alta e se estima que 12% dapopulação sofra de enxaqueca. É a segunda em freqüência, só ficando atrás da cefaléia tipo tensão.
A cefaléia de enxaqueca é, caracteristicamente, pulsátil (ou latejante) na maioria dos casos. Em cerca de 2/3 é unilateral. A dor pode ser predominantemente temporal, frontal, occipital, sendo possível qualquer localização craniana. A periodicidade é variável, podendo ocorrer poucas vezes no ano, ouaté ser diária. A duração da crise pode ser de poucas horas ou dias, da mesma forma que pode variar muito a intensidade da dor. É muito freqüente que a cefaléia piore com o esforço físico e com movimentos da cabeça.
Caracteristicamente, a intensidade da dor da enxaqueca é moderada ou forte, prejudicando ou impedindo as atividades do indivíduo. São freqüentes os sintomas associados à dor na criseda enxaqueca. A fotofobia ocorre em cerca de 80% dos casos, frequentemente há intolerância a outros estímulos sensoriais, como sons e odores.
Podem aparecer fenômenos vasomotores, são comuns palidez e sudorese e menos freqüentes congestão nasal e conjuntival. Os sintomas gastrointestinais são freqüentes: náuseas em 2/3 dos casos, vômitos em 1/3 dos casos e até diarréias. Geralmente há retençãohídrica e oligúria durante a crise.

Subtipos clínicos
A enxaqueca apresenta vários subtipos. Vamos analisar os dois primeiros, em virtude de sua freqüência na população.
Tabela I - Formas clínicas de enxaqueca*
ENXAQUECA
• Enxaqueca sem aura.
• Enxaqueca com aura.
. Enxaqueca com aura típica.
. Enxaqueca com aura prolongada.
. Enxaqueca hemiplégica familiar.
. Enxaqueca basilar.
....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação entre cefaléia primária e fibromyalgia
  • Cefaléia
  • cefaleia
  • cefaleia
  • cefaleia
  • Cefaleia
  • Cefaléia
  • cefaleia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!