Ceeehgt e Dsgjjyjhnf

2594 palavras 11 páginas
COMO CITAR REFERÊNCIAS NO CORPO DO TEXTO

Adaptação do Estilo de Normalizar De Acordo com as Normas da ABNT
Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 10520
Professor Admir Borges (Uni-bh, PUC, Pitágoras, Universidade Fumec/FCH) 1 - Citações no texto.
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - NBR10520 - Citação é a menção, no corpo do texto, de uma informação extraída de outra fonte.

2 - Sistemas de chamada da citação no texto.
As citações devem ser indicadas no texto por um sistema numérico ou autor-data. Qualquer dos dois métodos adotados deve ser seguido em todo o documento, mantendo, inclusive, correlação com a lista de referências apresentada ao final do trabalho.

3 - Sistema numérico.
As citações têm numeração única e consecutiva para todo o documento. Toda a vez que um documento for introduzido a numeração deverá ser revista.

4 - Sistema autor-data.
As citações são feitas pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável, ou ainda, pelo título de entrada (caso a autoria não esteja declarada), seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula e entre parênteses.

5 - Citação direta ou textual.
É a transcrição fiel de palavras ou trechos de um texto. Na citação direta, a pontuação e redação são rigorosamente respeitadas. O texto reproduzido deve aparecer entre aspas duplas, com indicação do(s) autor(es), da(s) página(s) e referência à obra consultada.
Exemplo: De acordo com Bruno (2001, p.112) "[...] a citação deve reproduzir o fraseado, a ortografia e a pontuação interna da fonte original, mesmo quando a fonte contém erros." Obs.: Neste caso, o autor citado é parte do texto, sendo assim seu sobrenome é digitado com a primeira letra em caixa alta e as demais em letras minúsculas. A data de publicação e a página da qual o texto foi extraído são apresentados dentro do parênteses.

6 - Citação indireta.
Transcrição de conceitos do autor consultado, porém descritos com as próprias

Relacionados