cecilia meireel

671 palavras 3 páginas
Cecília Meireles

Poeta, professora, pedagoga e jornalista, Cecília Benevides de Carvalho Meireles (1901-1964) nasceu na Tijuca, no Rio de Janeiro. Foi criada pela avó materna, pois seu pai faleceu três meses antes de seu nascimento e sua mãe antes que ela completasse três anos. Foi também a única sobrevivente dos quatro filhos do casal.
Conclui seus primeiros estudos de curso primário, em 1910. Em 1919 Cecília Meireles publica seu primeiro livro de poesias, “Espectro”. Casa-se, em 1922 com o pintor português Fernando Correia Dias, com quem tem três filhas.
Sua formação como professora e interesse pela educação levou-a a fundar a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro no ano de 1934. Escreveu várias obras na área de literatura infantil como, por exemplo, “O cavalinho branco”, “Colar de Carolina”, “Sonhos de menina”, “O menino azul”, entre outros. Estes poemas infantis são marcados pela musicalidade .
O marido suicidou-se em 1936, após vários anos de sofrimento por depressão. O novo casamento de Cecília aconteceu somente em 1940, quando conheceu o engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira.
No ano de 1939, Cecília publicou o livro Viagem. A beleza das poesias trouxe-lhe um grande reconhecimento dos leitores e também dos acadêmicos da área de literatura. Com este livro, ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.

O destaque
Cecília Meireles a primeira mulher a alcançar destaque no cenário da poesia brasileira, escreveu vários livros de poesias em que desenvolveu as tendências da corrente espiritualista da segunda geração.

Características de suas obras
Em suas obras usava a sensibilidade na valorização da intuição e da emoção como formas de interpretar o mundo. O lirismo delicado que caracteriza sua poesia esta intimamente ligado a imagens da natureza (a água, o mar, o ar, o vento, o espaço, a rosa, etc.) e do infinito, compondo uma atmosfera de sonho e de fuga.

LINGUAGEM
No plano estilístico – ao contrário do

Relacionados