CEASA-RN

Páginas: 2 (377 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Com o aumento dos centros urbanos, a distribuição dos hortifrutigranjeiros tornou-se mais complexa e com mais obrigações. Diante de uma nova realidade, os mercados tradicionais precisaram melhorarsuas estruturas de comercialização e sua principal questão era como aproximar a lavoura e o campo dos grandes centros urbanos, fornecendo produtos com qualidade e baixo custo, pensando nisso o GovernoFederal criou as CEASAS no Brasil no final da década de 1960.
A CEASA é conhecida como uma central de abastecimentos, onde empresas estatais ou de capital misto promove, desenvolve, regula,diversifica e organiza a comercialização dos produtos hortifrutigranjeiros a um nível de atacado em uma região. Aqui no estado não foi diferente, como não existia um mercado de centralização, tinha uma grandeconcorrência de mercados onde vários vendedores determinavam o valor do produto e com a pouca informatização, alguns vendedores poderiam vender produtos com o valor superior que no mercado vizinho. Nacidade de Natal, existiam quatro mercados de abastecimento antes da criação da central, que ficavam situadas no Alecrim, nas Quintas, nas Rocas e no Tirol. Em nível de atacado a CEASA tem o intuito dereduzir o preço final para o consumidor, aumentando o resultado do produto e possibilitando uma melhor qualidade dos produtos.
A CEASA-RN (centrais de abastecimento do Rio Grande do Norte) foicriada pensando na implantação e centralização do mercado hortifrutigranjeiro no estado, onde iniciou-se suas atividades em 17 de outubro de 1976, sendo uma importante fonte de existência para a população,que hoje encontra-se em desenvolvimento e crescimento, para isso facilitando o volume de abastecimento, diminuindo o percurso entre o produtor e o consumidor final, e gerenciando os mercados para umaprodução disciplinada, alinhando uma concorrência perfeita entre os mercados.
Desta forma, a pesquisa indicará como a CEASA foi importante para o comércio hortifrutigranjeiro no estado, aplicando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ceasa
  • Ceasa
  • CEASA
  • Ceasa
  • Ceasa
  • Rn
  • Ceasa matriarcal: a impoprtancia da ceasa para o abastecimento alimentar
  • Cultura do RN

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!