CDDRAD

519 palavras 3 páginas
Instalação do Dev Pascal PASSO 1: Efetuar o Download A maneira mais simples de “baixar” o Dev-Pascal é a partir do site da bloodshed: http://www.bloodshed.net/dev/devpas192.exe. Atualmente a ferramenta está na versão 1.9.2. O arquivo disponibilizado para download possui cerca de 8MB.
PASSO 2: Instalação Execute o arquivo devpas192.exe, para começar a instalação do Dev-Pascal. Se você vai instalar no Windows XP é preciso usar uma conta com direito de adminstração na máquina, caso contrário o programa não poderá ser instalado e nem executado corretamente.

Ao final da instalação, os arquivos com a extensão “.dp” e “.pas” serão associados ao Dev-Pascal e depois o ambiente de desenvolvimento do Dev-Pascal será aberto. Caso você não tenha selecionado um outro diretório, o programa será instalado em C:\Dev-Pas.
PASSO 3: Correção do Bug de Instalação Infelizmente o Dev-Pascal possui um errinho de instalação. Para que esse erro possa ser corrigido, faça o seguinte. Primeiro feche o Dev-Pascal. Depois use o Windows Explorer e vá até o diretório C:\Dev-Pas (ou para o diretório onde você tenha instalado a ferramenta). Para que o programa possa funcionar corretamente, é preciso RENOMEAR a pasta “Icons” para “Icon” (ou seja, tem que tirar a letra “s” do final).
Se esta operação não for realizada o Dev-Pascal não consegue associar, de forma automática, um ícone default para os projetos, obrigando o programador a fazer isso de forma manual para todo projeto criado.
3. Criando um Programa no Dev Pascal
PASSO 1: Criar um Projeto. Deve-se abrir o Dev-Pascal, e clicar no menu FILE / NEW PROJECT. Escolha, para este exemplo, a opção CONSOLE APPLICATION, na aba Project.

O Dev-Pascal vai pedir para você escolher um nome para o seu projeto e irá salva-lo numa pasta.
PASSO 2: Criar o Programa PASCAL Faça o seu programa Pascal na janela que irá aparecer. Para compilar o programa, basta clicar no ícone

Relacionados