cdcwccwcecc

432 palavras 2 páginas
Os movimentos sociais no Brasil sempre foram representados por duas vertentes básicas a intelectualidade inorgânica (extrema direita) e movimentos proletários (extrema esquerda); isso até o inicio da década de 1990 e antes da instalação de um política neo liberal; na atualidade os movimentos sociais (vide protestos em capitais brasileiras) incorpora elementos de todas as camadas sociais; étnicas e religiosas. O que se configura também pelo processo de abertura econômica; abertura e interpenetração de mercados, na globalização e na ampla informação; através de redes sociais. como estão representados os movimentos sociais no Brasil?

Os movimentos estão sendo representados através de greves, manifestações e sindicatos.
Essas diversas formas de protesto trazem consigo os politizados, manifestantes com o desejo de um país mais justo sem corrupção que venha cumprir todos os seus deveres para com a sociedade em geral.

Por que o autor do texto fez uma relação entre manifestações e a copa do mundo?

Os políticos estão cada vez mais deixando para traz o interesse a cidadania, o que era para ser uma copa com melhorias está se tornando a copa do descaso político com a saúde, educação e segurança. O autor nos mostra o que a copa do mundo esta proporcionando para a sociedade brasileira.

Por que se tornou tão importante discutir questões sobre transportes, saúde pública, habitação e outros temas relacionados às políticas públicas?

Os jovens de hoje estão mais preocupados com o futuro que seus filhos terão que enfrentar. É ai que entra a importância da luta por um Brasil justo, pois só teremos a certeza disso lutando hoje para que o amanhã seja melhor.

Qual é a relação entre futebol e questões de ordem sociais?

A relação é que no futebol, existem regras que, se descumpridas tem punição, há uma ordem e os jogadores precisam obedecê-la. Se o futebol nos traz isso, então precisamos aplicar isso em nossa vida cotidiana, ou seja, utilizando a ordem social!

Relacionados