ccn4

297 palavras 2 páginas
Um recurso de entretenimento para ajudá-lo a visualizar os conceitos de rede é o filme animado "Guerreiros da Net" pela TNG Media Lab. Antes de visualizar o vídeo, há algumas coisas a serem consideradas. Primeiro, em termos de conceitos que você aprendeu neste capítulo, pense sobre quando no vídeo você está na LAN, na WAN, na intranet, na Internet; e o que são dispositivos finais X dispositivos intermediários; como são aplicados os modelos OSI e TCP/IP; quais protocolos estão envolvidos.

Segundo, alguns termos são mencionados no vídeo que podem não ser familiares. Os tipos de pacotes mencionados se referem ao tipo de dados de nível superior (TCP, UDP, Ping ICMP, PING da morte) que são encapsulados nos Pacotes IP (tudo é possivelmente convertido em Pacotes IP). Os dispositivos que o pacote encontra em sua jornada são roteadores, servidor proxy, switch, intranet corporativa, o proxy, URL, firewall, largura de banda, hosts, servidor web.

Terceiro, enquanto os números de porta 21, 23, 25, 53 e 80 foram mencionados explicitamente no vídeo, os endereços IP são mencionados somente de maneira implícita – você consegue ver onde? Onde no vídeo os endereços MAC foram envolvidos?

Finalmente, embora todas as animações contenham frequentemente simplificações nelas, existe um erro claro no vídeo. Por volta do quinto minuto, é feita a declaração "O que acontece quando o Sr. IP não recebe um reconhecimento, ele simplesmente envia um pacote em substituição". Como você encontrará em capítulos posteriores, essa não é uma função do Internet Protocol (IP) da Camada 3, que é um protocolo de entrega “não confiável”, de grande esforço, mas sim uma função do Protocolo TCP da Camada de Transporte.

No fim deste curso você terá um entendimento muito melhor da amplitude e da profundidade dos conceitos exibidos no vídeo. Esperamos que goste.

Relacionados