CCI - Centro de Convivência Infantil Filhos de Oxum

935 palavras 4 páginas
Informações obtidas no site, tbm tem fotos da instituição o que pode ser agregada em nosso trabalho

CCI - Centro de Convivência Infantil Filhos de Oxum http://www.larcci.org.br/inst_hist.htm HISTÓRICO
Com o aumento dos números de casos de HIV/AIDS em mulheres, surgem os primeiros casos de transmissão vertical, isto é, a mãe infectada transmite o vírus para a criança durante o período gestacional, durante o parto ou no aleitamento materno. Em São Paulo/SP os casos de AIDS em crianças começaram a ser notificados em 1987. Por este motivo o número de crianças abandonadas ou já doentes tornavam-se um problema social ainda maior.

Em dezembro de 1987 o Centro de Convivência Infantil Filhos de Oxum surgiu como a primeira casa de apoio para crianças com sorologia HIV/AIDS, visando tanto a questão humanitária – procurando oferecer uma vida digna às crianças, pois a AIDS não tem cura, mas como é do conhecimento geral um tratamento adequado combinado com alimentação e carinho aumenta a expectativa de sobrevida.
O CCI, localizado em Taboão da Serra/SP, existia em instalações com 32 leitos, porem oficialmente não era reconhecido pelas autoridades governamentais e mesmo assim foram chegando crianças de diversos lugares do Estado de SP. Foi oficializada como ONG (Organização Não Governamental) em 04 de agosto de 1990 e hoje tem os títulos de Utilidade Pública Municipal, Utilidade Pública Federal e Certificado de Filantropia. Registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) do município de Taboão da Serra.

O CCI oferece uma vida digna às crianças abrigadas e um tratamento adequado combinado com alimentação balanceada em um ambiente acolhedor e seguro. Se mantém por meio de doações de pessoas físicas e pessoas jurídicas, bem como projetos sociais com patrocinadores e órgãos governamentais.

Atualmente atendemos não só crianças com HIV mas também com vulnerabilidades sociais

Relacionados

  • Psicologia Jurídica
    9183 palavras | 37 páginas
  • espiritismo
    236195 palavras | 945 páginas