ccccczguhicoskjhbihcojdka

1900 palavras 8 páginas
TRATAMENTO
O paciente deve ser mantido em ambiente hospitalar. Como o pulmão possui três fontes possíveis de suprimento de oxigênio para seus tecidos (artérias pulmonares, vias aéreas e artérias brônquicas), deverá sempre ser fornecido oxigênio suplementar para os pacientes com tromboembolismo pulmonar. Analgesia pode ser utilizada, quando houver necessidade (ALVARES, 2003).
A abordagem terapêutica inicial tem por objetivo a estabilidade clínica e hemodinâmica oferecendo, se necessário, suporte farmacológico, com agentes inotrópicos e vasoconstritores, e suporte ventilatório. A hipoxemia é tratada com oxigenoterapia, através de máscara facial, e, nos casos mais graves, a intubação orotraqueal e o suporte ventilatório mecânico podem ser necessários. Os pacientes instáveis clinicamente devem ser admitidos em unidades de terapia intensiva e aqueles estáveis podem ser tratados em unidades de intermediária complexidade. (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA – SBC, 2004).
Heparina não-fracionada (HNF) por via intravenosa é a abordagem terapêutica mais frequente e de comprovada eficácia. A via subcutânea pode ser a alternativa para administração da heparina não-fracionada, porém com variabilidade muito maior que a via intravenosa, devendo por isto ser evitada. A dose média diária de HNF no tratamento do tromboembolismo venoso varia de 24.000 a 30.000U em 24h (SBC, 2004).
O tempo de tratamento com a heparina não fracionada, em geral, é de cinco a sete dias, coincidindo com o tempo necessário para se alcançar adequada anticoagulação com o uso de anticoagulantes orais, sendo a estratégia considerada efetiva e segura.A via subcutânea, quando utilizada, necessita dos mesmos cuidados de controle laboratorial. A dose de heparina não fracionada por via subcutânea é de 17.500U a cada 12h (SBC, 2004).
Segundo Abizaid (2004), heparina não-fracionada trata-se de um mucopolissacarídeo heterogêneo com efeitos extremamente complexos sobre o mecanismo da coagulação, sobre os vasos

Relacionados