CC28718510850T

5130 palavras 21 páginas
O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E OS TEMAS TRANSVERSAIS/POLÍTICO-SOCIAIS: UM ESTUDO DOS CONTEÚDOS DE GRANDEZAS E MEDIDAS PARA A QUINTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL1

Fabiana Cezário de Almeida2 – Faculdade de Ciências – UNESP – fabiceza@fc.unesp.br
Mara Sueli Simão Moraes3 – Faculdade de Ciências – UNESP – msmoraes@fc.unesp.br

Uma das preocupações do trabalho educativo além do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos científicos historicamente acumulados pelos homens, trata da formação para a cidadania. Essa preocupação encontra respaldo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, sendo estes últimos, documentos de caráter não obrigatório.
As Diretrizes Curriculares Nacionais e a LDB 9394/96 dispõem que, para a formação da cidadania, torna-se necessário que as propostas pedagógicas nas diferentes escolas sejam complementadas por uma parte diversificada, além da base nacional comum.
Essa parte diversificada visa a estabelecer relações entre a educação fundamental e a vida cidadã nos seus diversos aspectos como: a saúde, a sexualidade, o meio ambiente, a vida familiar e social, o trabalho, a ciência, a cultura e tecnologia e as linguagens, bem como outros assuntos que forem julgados pertinentes nas diferentes regiões brasileiras.
Pensando na formação para a cidadania que a Secretaria da Educação apresentou os documentos PCN - Temas Transversais. Esses documentos propõem que sejam trabalhadas, em sala de aula, questões sociais de urgência para a população nas diferentes disciplinas curriculares, na busca por uma formação intelectual e social do indivíduo.
Na Matemática, a preocupação se faz em articular seus conteúdos às outras áreas do conhecimento, bem como proporcionar aos alunos o significado e aproximação dos conteúdos na vida em seus diversos aspectos.
A partir dessa preocupação que surgem questões do tipo: Como um dos materiais

Relacionados