CBO e a profissão do Engenheiro

Páginas: 9 (2027 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2014

CBO E A PROFISSÃO DO ENGENHEIRO
CBO (Classificação Brasileira de Ocupação)
O CBO é um documento que nomeia codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho. Atualizado de acordo com as mudanças culturais econômicas e sociais ocorrida no país.
História do CBO
O CBO surgiu em 1977 através de um convênio firmadoentre o Brasil e a ONU. Responsável pela elaboração e atualização é o MTE (Ministério Trabalho e Emprego). Logo após foi atualizado em 1994 e a ultima aconteceu em 2002.
É ferramenta fundamental para as estatísticas de emprego-desemprego, para o estudo das taxas de natalidade e mortalidade das ocupações, para o planejamento das reconversões e requalificações ocupacionais, na elaboração decurrículos, no planejamento da educação profissional, no rastreamento de vagas, dos serviços de intermediação de mão-de-obra.
No Brasil, até então, as informações administrativas relativas às ocupações eram codificadas seguindo a estrutura da CBO. Mas, os dados censitários e as pesquisas domiciliares seguiam uma outra nomenclatura. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE possuía umanomenclatura própria, sem descrições.
A multiplicidade de classificações ocupacionais usadas no Brasil dificultava a comparabilidade entre os usuários de diferentes fontes de informações gerando uma agravante dificuldade de comparação dessas estatísticas com aquelas geradas em outros países.
Em 1994 instituiu a Comissão Nacional de Classificações-Concla.O MTE e o IBGE começou a trabalharem juntospara criar uma classificação única.
Para facilitar a realização do projeto ficou decidido por módulos:
1º módulo: foi construído em trabalho cooperativo entre a Divisão da CBO do MTE e o Departamento de Emprego e Rendimento - Deren do IBGE que resultou na publicação, em 1996, da tábua de conversão que permitiu a comparação entre as estatísticas de ocupação que utilizavam a classificação IBGE 91 eos registros administrativos que utilizam a CBO 94, tais como a Relação Anual de Informações Sociais - Rais, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged, Seguro Desemprego, e as estatísticas internacionais que usam a CIUO 68 e a CIUO 88.

2ºmódulo: foi constituído pela elaboração e validação da estrutura, já com a alteração de conceitos de agregação, utilizando-se o modelo CIUO 88 comalgumas adaptações.

3ºmódulo: incluiu a escolha de um modelo de descrição e a organização de uma rede de parceiros para a construção da classificação descritiva. Adotou-se o método Dacum - Developing A Curriculum, adaptando-o para descrever famílias ocupacionais. A descrição-piloto foi feita pelo Senai, no Rio de Janeiro, em 1999, a primeira instituição parceira a ser conveniada.
Os trabalhosforam concluídos em agosto de 2002.
O CBO tem uma classificação enumerativa e descritiva
Enumerativa: é utilizada em registros administrativos como a Relação Anual de Informações Sociais - Rais, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged, Seguro Desemprego, Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física - Dirpf, dentre outros. Em pesquisas domiciliares é utilizada para codificar aocupação como, por exemplo, no Censo Demográfico, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad e outras pesquisas de institutos de estatísticas como o IBGE.
Descritiva: é utilizada nos serviços de recolocação de trabalhadores como o realizado no Sistema Nacional de Empregos - Sine, na elaboração de currículos e na avaliação de formação profissional, nas atividades educativas das empresas edos sindicatos, nas escolas, nos serviços de imigração.
Nomenclatura da CBO

 Estrutura
Sigla
CBO94
CBO2002


 Grandes Grupos
 Subgrupos Principais
 Subgrupos
 Grupos de base ou famílias
 Ocupações
GG
SGP
SG
GB
O
8
-
86
353
2.356
10
47
192
596
2.422




De acordo com a CIUO88 estabeleceu o seguinte critério
 CIUO 88
 ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Profissão do engenheiro agronomo
  • Profissão de Engenheiro Civil
  • Expectativas da profissão de engenheiro civil
  • Expectativas da profissão de engenheiro civil
  • Como a informática tem contribuído para a profissão de engenheiro agrônomo
  • CBO
  • O que é CBO
  • CBO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!