CBF Operação Resgate

Páginas: 5 (1185 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2014
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO CORONEL ANTÔNIO FIORAVANTE
(CIEP)






CBF: OPERAÇÃO RESGATE








LUCIANO DO PRADO MACHADO






PORTO XAVIER
2014


1. TEMA:
CBF: Resgate de jogadores brasileiros que estão a caminho de uma nova naturalização.
1.2 DELIMITAÇÕES DO TEMA:
Realizar uma pesquisa sobre o plano de resgate da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)para não perder jovens talentos brasileiros que atualmente jogam na Europa.
2. PROBLEMA:
Qual é o motivo que faz os jovens jogadores brasileiros que atuam na Europa defender outras nações?
2.1 HIPÓTESES DO PROBLEMA:
Ótimo convívio no país que ele está vivendo atualmente;
Não ser lembrado em nenhuma convocação de seu país de origem.
3. OBJETIVOS:
3.1 OBJETIVOS GERAIS:
Realizar uma pesquisapara que a população possa compreender e tirar suas dúvidas a respeito desse fato tão comentado no futebol brasileiro.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Perceber como a CBF influencia no mercado nacional e internacional dos jogadores;
Saber as atitudes da CBF para não perder os jogadores brasileiros para outras nações;
Conhecer os motivos que levam os jogadores brasileiros em aceitar se naturalizarem outro país.
4. JUSTIFICATIVA:
A decisão que o jogador toma de não defender seu país de origem é repleta de contradições muitos rebatem a sua decisão mas poucas vezes sabem por quais motivos ele teve esse ato.
E, para prevenir que certos jogadores brasileiros que atuam na Europa mudam de naturalização a CBF teve que adotar algumas novas atitudes. Por esses motivos essa ação da CBF está sendoestudada com objetivos de fazer com que a população conheça e entenda de forma mais ampla a importância de respeitar a decisão dos atletas e prevenir para que não haja outros casos de perda de grandes nomes do futebol brasileiro como, por exemplo, Diego Costa.

5. REFERENCIAL TEÓRICO:
Técnico da seleção sub-20, Alexandre Gallo foi enviado pela CBF para fazer contato e conversar com os jovensjogadores brasileiros que já estão jogando na Europa
A CBF quer evitar a repetição dos casos Diego Costa e Thiago Alcântara que mesmo tendo nascido no Brasil optaram por defender a seleção da Espanha. A entidade enviou Alexandre Gallo, coordenador das categorias de base, para estabelecer o primeiro contato com jovens jogadores brasileiros que já estão jogando em clubes europeus.
A idéia é tentarpegar esses expoentes, nos clubes principais da Europa, para que a seleção brasileira se fortaleça cada vez mais. Além de mapear, ver a parte técnica e o momento físico de cada atleta, abrir as portas da seleção brasileira também porque a globalização está obrigando agente a fazer isso. Disse Alexandre Gallo.
Partiu de Gallo a iniciativa de fazer um levantamento de jogadores que, por terem saídomuito cedo do país, uma maioria de desconhecidos, como era Diego Costa até bem pouco tempo. Desde 2012, o Brasil exporta, em média, mil jogadores por ano para o exterior. Muitos são convidados a se naturalizar como aconteceu com David Luiz e Ramires, em Portugal, e Luiz Gustavo, na Alemanha. Gallo não teve problemas para fazer uma primeira lista com 32 nomes. Jovens jogadores nascidos entre 1993e 1996, com idade para cumprir o ciclo olímpico até 2016, que inclui o sul-americano e o mundial sub-20, em 2015.
Dos 32 nomes, Gallo identificou sete com potencial para, no futuro, serem convocados para as seleções brasileiras de base ou principal. Em fevereiro, ele deu o passo seguinte: embarcou para estar pessoalmente com os jogadores, em seis dos principais centros do futebol europeu: Espanha, Holanda, Itália, Alemanha, Portugal e Inglaterra.
Dois dos sete jogadores que Gallo foi ver já defenderam seleções brasileiras em competições oficiais mesmo sem nunca ter jogado profissionalmente no Brasil. Formado no São Paulo, vendido ao Chelsea e hoje no Vitesse, Lucas Piazon jogou o Sul-americano e o Mundial sub-17 de 2011. Filho do tetracampeão Mazinho e irmão de Thiago Alcântara, do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Causas da evasão escolar no ensino médio de araguaína: operação resgate
  • CBF
  • Operação
  • resgate
  • Escudo CBF
  • Resgate de fauna
  • Administração da empresa CBF
  • Trabalho sobre a cbf (administração)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!