Caxias do Sul - polo industrial

Páginas: 10 (2290 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2014


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
GEOGRAFIA ECÔMICA






Relatório de Saía de Campo
Caxias do Sul – Polo industrial






Pelotas - RS, 02 de julho de 2014.

A Caxias do Sul Industrial
Introdução:
A saída de campo ocorreu no dia 14 de junho e percorreu a área industrial de Caxias do Sul e arredores, Caxias é ummunicípio pertencente ao estado do Rio Grande do Sul situada na depressão central do estado onde o planalto é fragmentado em vales cortados por pequenos cursos de água, oque resulta em uma topografia bastante acidentada. O percurso foi feito entre os principais pontos e polos de produção industrial da região, assim como o centro da cidade de Caxias, passou pelas sedes de grandes grupos multinacionais,como o Grupo Randon, uma das maiores empresas atuantes no ramo automobilístico, entre outras, visando o conhecimento e entendimento da forte industrialização, decorrente de sua trajetória histórica, presente na região.

1º Ponto de Exposição: Tramontina
”Logo da Tramontina”

A Tramontina é uma metalúrgica de origem brasileira que atua no mercado mundial e é uma das melhores do gênero, desde1911, teve seu início quando Valentin Tramontina chega a cidade de Carlos Barbosa e abre uma pequena ferraria em um local alugado, Valentin que era filho de italianos e natural de Santa Bárbara (RS) investe e trabalha arduamente junto com sua esposa Elisa De Cecco, e logo amplia os negócios e transfere a sede de sua empresa para um local maior e mais adequado.

“Ferraria Tramontina em CarlosBarbosa (RS) em 1911.”





Em 1930 a empresa lança um canivete chamado na época de “Canivete Santa Bárbara”, o produto fez grande sucesso exigindo que fosse fabricado em escala considerada grande para a época, começa assim a produção em massa da empresa. Por volta de 1940 a administração da empresa passa para as mãos de Ivo Tramontina e Ruy J. Scomazzon, que foram de suma importância para ocrescimento e consolidação da empresa.
Com o crescimento nas vendas, a empresa teve a necessidade de se expandir e sua primeira grande filial foi inaugurada em 1971 em Farroupilha (RS) com a finalidade de produzir baixelas em aço inox e mais tarde, em 1976, foi inaugurada uma unidade em Carlos Barbosa (RS), especializada na produção de materiais elétricos a Forjasul. Nesse mesmo ano deu iniciotambém a escritórios comerciais para vendas e distribuição em São Paulo (SP).
Hoje a Tramontina fornece seus produtos para todo o mundo, mas suas fábricas são exclusivamente brasileiras, apesar de possuir sedes administrativas em vários países, ela é como o slogan da marca diz “Brasileira, assim como você”, e conta com mais de dez fábricas, sendo oito localizadas no RS, uma em Belém no Pará e uma emRecife no Pernambuco, atualmente a empresa produz mais de 16 mil itens destinados aos mais diferentes segmentos como utensílios domésticos e agrícolas, mesas cadeiras entre outros.
Apesar de seu modo de produção ser quase que total informatizado e executado por robôs, seu quadro de funcionários passa de seis mil e atualmente atende mais de 120 países, sendo uma das líderes de mercado com qualidadeindiscutível.

2º Ponto de Exposição: Caxias do Sul – Distrito Industrial
Caxias do Sul esta localizada na chamada Serra Geral do RS, que é uma região de colonização predominante italiana que começou no final do século XIX, a pedido do império brasileiro, o qual governava o país na época, mas antes da chegada dos primeiros imigrantes essa região era habitada por tribos de índios caingangues,por esse fato ficou conhecida primordialmente como “Campo dos Bugres”. A vinda incentivada de imigrantes italianos se deu a fim de extinguir a mão de obra escrava. A principio a intenção do governo brasileiro era que imigrantes alemães viessem para o Brasil, mas a noticia de que os alemães enfrentavam problemas no país fez com que cada vez menos imigrantes viessem da Alemanha, a saída foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caxias do sul
  • polo sul e polo norte
  • UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL 1
  • Universidade de caxias do sul
  • UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
  • DIREITO A EDUCA O EM CAXIAS DO SUL
  • Caxias do Sul / RS
  • Rota do sol caxias do sul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!