Cavitação e aerosão

579 palavras 3 páginas
2013
Introdução
Esse relatório tem a finalidade de informar sobre os fenômenos hidráulicos cavitação e aeração. Neste veremos como esses fenômenos ocorrem, porque ocorrem e veremos a forma como eles funcionam através do experimento realizado. Estes fenômenos hidráulicos são prejudiciais aos circuitos hidráulicos, aqui será esclarecido porque e como eles podem danificar uma unidade hidráulica.

Método
Neste experimento foi utilizado:
-bomba hidráulica
-vacuômetro
-manômetro
-mangueira de cristal
-válvula reguladora
-válvula de cavitação
-válvula de aeração Vacuômetro e linha de sucção

A válvula de aeração fica antes da linha de sucção, a válvula de cavitação se encontra depois do reservatório, a mangueira de cristal é linha de sucção, o manômetro fica após a bomba e o vacuômetro se situa na linha de sucção junto com a mangueira de cristal.

 Aeração- A aeração é o ar existente no fluido hidráulico.
A aeração excessiva faz com que o fluído tenha aparência leitosa e com que os componentes operem irregularmente devido à compressibilidade do ar retido no fluído.

No experimento realizado foi aberta uma válvula (válvula de aeração) onde o ar entra no circuito e ele caminha juntamente ao fluído pelas linhas hidráulicas em forma de bolhas, estas caminham pelo circuito e passam pela bomba. Quando abrimos completamente a válvula de aeração as bolhas aumentam rapidamente.

 Cavitação- A cavitação é a situação em que o líquido não preenche inteiramente o espaço existente. Geralmente, a cavitação está associada à entrada da bomba.

No experimento realizado foi fechada a válvula de cavitação então surgem pequenas bolhas vistas através da mangueira de cristal, e o fluído caminha vagarosamente pela linha. O vacuômetro aponta um aumento no vácuo do sistema, este se encontra localizado na linha de sucção antes da mangueira de cristal. Unidade hidráulica- cavitação

Resultado


Relacionados