Cavidade bucal de "peixes" ósseos e cartilaginosos

Páginas: 7 (1577 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
Cavidade bucal
A cavidade bucal é compartilhada pelos aparelhos respiratório e digestivo. Sua função digestiva se limita a selecionar, apreender e conduzir o alimento até o esôfago. Nos peixes, muitas vezes é denominada como cavidade bucofaringeana por não se poder subdividir anatomicamente a cavidade bucal e faringe, visto que o limite entre os dois órgãos é pouco evidente, havendocontinuidade anatômica entre eles. É composta pelos lábios, boca, dentes, língua e arcos branquiais e é recoberta por um epitélio mucoso estratificado sobre uma grossa membrana basal unida aos ossos ou aos músculos por uma derme extremamente condensada.

Os lábios carnudos são comuns nos herbívoros, destinados ao pastejo e filtragem. Os lábios dos carnívoros são geralmente finos e com poucas modificações.Os peixes bentófagos freqüentemente possuem barbelas (p. ex.: carpa comum), apêndices sensoriais que possuem grande quantidade de corpúsculos gustativos cutâneos e ricamente enervados e que auxiliam na seleção do alimento quando estão comendo ou pastando junto ao fundo dos corpos d'água.

Dois tipos extremos de boca são prontamente identificáveis, com um grande número de variações entre elas,dependendo do seu hábito alimentar. Um tipo de boca possui uma grande abertura a qual se estende até os lados da cabeça. Este tipo de boca é característica dos predadores carnívoros, permitindo a eles agarrar e ingerir grandes presas inteiras (p. ex.: cachorra, dourado). Outro tipo é a boca pequena, tubular a qual maximiza a habilidade de sucção, geralmente presente nos peixes planctófagos,herbívoros e bentófagos .A posição da boca é variável, dependendo do tipo de alimento normalmente consumido. Os que se alimentam no fundo possuem a boca na posição ventral (p. ex.: cascudo) e os que se alimentam na superfície possuem a boca na posição dorsal...(queria inserir imagens da boca, mas vou deixar pra todos decidirem ^^)

Em relação à posição, a boca pode ser terminal, sub-terminal, inferiorou superior (Fig. 1.1). De forma geral, peixes com boca em posição superior alimentam-se do que, está acima dele; geralmente são peixes predadores que possuem fortes dentes, vivem na superfície ou junto dela, como a barracuda, ou sobre o fundo, como o miracéu e o tiravira (Fig. 1.1). Peixes com boca em posição inferior geralmente alimentam-se do que está abaixo, junto ao fundo; frequentemente sãobentófagos; alguns possuem fortes dentes faringeanos para triturar crustáceos e moluscos, ex: corvina, papa-terra, cabrinha, tubarões, raias (Fig. 1.1). Peixes com boca em posição terminal em geral alimentam-se na coluna d’água, ex: peixe-rei, lambari, tainhas, atuns (Fig. 1.1).

Alguns peixes possuem a boca protrátil, ou seja, podem projetar os ossos da mandíbula e/ou maxila (Fig. 1.2a),produzindo assim uma forte sucção e permitindo capturar presas à distância (Fig. 1.2b-d). O movimento de protrusão aumenta as chances de capturas do alimento, pois estende a boca em direção à presa a uma velocidade muito maior que o peixe levaria para impulsionar seu corpo todo dentro da água. Em geral, peixes com bocas protráteis são zooplanctófagos. Nos peixes com boca protrátil, a direção do movimentode projeção da boca é fixa, para frente, para baixo (Fig. 1.2 b-c) ou para cima (Fig. 1.2 d-e). Outros exemplos de adaptações são as bocas alongadas e tubulares, presentes em alguns teleósteos. O tamanho alongado se deve ao maior comprimento do osso hiomandibular e a expansão lateral dos ossos operculares, permitindo que a cavidade da boca e brânquias se alargue rapidamente e crie uma fortesucção. Nos Fistulariidae, Syngnathidae e Chaetodontidae, as mandíbulas são encurtadas para limitar a abertura da boca, resultando num aumento da velocidade da água que entra e sai da boca (Fig. 1.2 a,c,d). O focinho longo dos peixes predadores se deve ao aumento dos ossos da boca, pré-maxilar, maxilar (sup.) e dentário (inf.). Os dentes são pontudos e longos para agarrar e perfurar a presa, como em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • peixes osseos e cartilaginosos
  • Características peixes ósseos e cartilaginosos
  • O que são peixes ósseos e peixes cartilaginosos
  • Peixes ósseos e cartilaginosos
  • dissecaçao de peixe osseo e cartilaginoso
  • Cavidade Bucal
  • cavidade bucal
  • peixe osseo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!