Cavalete Parade - São Gonçalo

2908 palavras 12 páginas
Objetivo do vídeo: Mostrar a poluição visual em são Gonçalo (Imagens) gerando a reflexão sobre a essência da propaganda eleitoral. (Áudio)
1. Período Eleitoral

O vídeo atenta para a maciça divulgação de propagandas eleitorais, que acaba poluindo visualmente as cidades.
Mesmo aqueles que não se insurgem, ainda que não se dêem conta disso, estão sendo prejudicados pela poluição visual, que,
Segundo pesquisas realizadas, constitui fator determinante do stress, gerando uma série de outras conseqüências no dia a dia das pessoas.
A alienação inconsciente que a poluição visual presente em nosso cotidiano traz, faz como que se torne "comum" esse tipo de propagandas nos
Períodos de eleição a ponto de muitos eleitores não conhecerem a legislação que rege esse tipo propaganda política.
Com objetivos de angariar votos, os políticos se baseiam na lógica persuasiva da propaganda; sem notar que não se está vendendo uma imagem e que não se expõe candidatos nas prateleiras do supermercado urbano. No Brasil, os eleitores são persuadidos a comprar a imagem ou a mensagem da mercadoria do candidato. Antes de qualquer coisa, a conscientização proporcionaria uma escolha consciente e fundamentada em algo mais que imagens e mensagens persuasivas, limitadas e temporárias.
Segundo a legislação eleitoral, os cavaletes só podem ser instalados nas vias públicas entre às 6h e às 22h e não podem atrapalhar o trânsito de pessoas e carros.
Além disso, a regra estabelece que as propagandas não podem ser instaladas em praças e jardins públicos e não devem ser amarrados a postes iluminação, sinalização e a árvores conforme a resolução abaixo:

Legislação:
RESOLUÇÃO Nº 23.404, de 27 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre propaganda eleitoral e condutas ilícitas em campanha eleitoral nas Eleições de 2014:
“Art. 11. Nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam, e nos de uso comum, inclusive postes de iluminação pública e sinalização de tráfego,

Relacionados

  • Ruy Castro Chega De Saudade
    153152 palavras | 613 páginas