CAUSAS DE ABSENTEÍSMO ENTRE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

940 palavras 4 páginas
CAUSAS DE ABSENTEÍSMO ENTRE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

INTRODUÇÃO
O absenteísmo tem se tornado problema crucial tanto para as organizações como para os administradores. Suas causas estão ligadas a múltiplos fatores, tornando-o complex e de difícil gerenciamento. Absenteísmo é a ausência do trabalhador ao serviço, quando se esperava que ele estivesse presente1.
Seu efeito negatico remonta ao período industrial, onde as ausências dos trabalhadores diminuíam a produção, repercutindo diretamente na economia. Ele ocasiona não só custos diretos, mas também indiretos, representados pela diminuição da produtividade, redução da qualidade e problemas administrativos1.
Na enfermagem, esse fenômeno vem preocupando os gerentes, um vez que faltas frequentes ao trabalho repercutem no quantitativo de recursos humanos, refletindo na qualidade da assistência prestada á clientele. Além disso, o absenteísmo constitui-se variável relevante quando se trata de dimensionar quadro de pessoal para os serviços1.
Ausências previstas são aquelas de direito do trabalhador, podendo ser planejadas com antecedência, como férias, folgas e feriados. Ausências não previstas são as que efetivamente caracterizam o absenteísmo, pelo seu caráter imprevisível; paternidade; acidente de trabalho; outras licanças amparadas por lei e/ ou de direto do servidor (nojo, gala, congresso)1.
De maneira peculiar, o absenteísmo ligado ás enfermidades alcança altos índices nas organizações, obrigando os administradores a despender altas somas com auxílio-doença.
No Brasil, várias são as dificuldades encontradas para estudar e quantificar o absenteísmo por doença e em consequencia não há como precisar o ônus econômico acarretado pelas ausências ao trabalho. Com o objetivo de reduzir o absenteísmo, aumentar a produtividade e proporcionar maiores lucros, empresas multinacionais de grande porte ligadas a outras áreas produtivas têm investido altas somas com programas que visam

Relacionados

  • Assessoria, Consultoria & Serviço Social
    73347 palavras | 294 páginas
  • MORGAN GARET IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO
    145024 palavras | 581 páginas