Causas da desnutrição

Páginas: 12 (2783 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
ARQGA / 999

REVISÃO / REVIEW

CAUSAS DA DESNUTRIÇÃO PÓS-GASTRECTOMIA+
Sílvia Justina PAPINI-BERTO1 e Roberto Carlos BURINI2

RESUMO – Racional – A retirada total ou parcial do estômago resulta em conseqüências nutricionais, agudas ou crônicas, perfeitamente prognosticáveis, mas nem sempre ponderadas na terapia pós-operatória. Objetivo - Rever as participações mecânicas e químicas doestômago no aproveitamento do nutriente dietético, e as conseqüências nutricionais da gastrectomia. Resultados - A deficiência energética, com conseqüente perda de peso, acompanha inversamente o volume gástrico remanescente e o tempo pós-operatório; tem a anorexia e diarréia (má absorção) como principais causas, sendo a primeira decorrente de fatores emocionais ou de mediadores químicos de açãohipotalâmica. A diarréia pode ser decorrente da maior motilidade ou do supercrescimento bacteriano intestinais, com o agravante da insuficiência pancreática exócrina e maior esvaziamento da vesícula biliar. A má absorção traz conseqüências não apenas energética-protéica com a perda fecal de gordura e nitrogênio, como também vitamínico-mineral pelo menor aproveitamento da vitamina D e cálcio dietéticos. Aanemia verificada no gastrectomizado é conseqüente à diminuição da produção de HCl (e menor solubilização do ferro) e do fator intrínseco (com menor absorção da vitamina B12). Conclusão - Perda de peso e anemia são os sinais de desnutrição mais comumente observados nestes pacientes, em intensidade e duração variáveis dependentes do tipo de cirurgia e do tempo e tratamento nutricionalpós-operatório, sendo recomendável o tratamento dietético supervisionado. DESCRITORES – Gastrectomia. Desnutrição protéico-energética. Anemia.

INTRODUÇÃO A manutenção do bom estado nutricional necessita, obrigatoriamente, da disponibilidade de todos os nutrientes, além de ser necessário que as suas quantidades sejam adequadas às necessidades do corpo naquele momento. Para o organismo receber esses nutrientes énecessário, e igualmente importante, que os alimentos possam ser ingeridos e que a digestão e a absorção se processem normalmente, além de que a incorporação e/ou conversão desses alimentos nos tecidos deve ocorrer harmonicamente. Nesse processo, o tubo digestivo é parte fundamental. A simplificação dos alimentos obedece sucessão de etapas nas quais, cada segmento como, boca, esôfago, estômago,intestino têm, especificamente, sua tarefa funcional(9).

Dos órgãos que compõem o tubo digestivo, o estômago exerce papel de reservatório de alimento. O alimento sofrerá aí redução de tamanho em partículas menores através da digestão, que é a mistura deles com o suco gástrico. Além disso, o estômago modula a entrada, quantitativa, do quimo no tubo intestinal(6, 12, 13). O alimento é processadono estômago mecanicamente por mistura e formação do quimo e, quimicamente, pela secreção de pepsina, ácido clorídrico e do fator intrínseco. Em coordenação com a ação do estômago, o duodeno secreta colecistocinina-pancreozinina (CCK-PZ), mistura o quimo com a bile e as enzimas pancreáticas e absorve alguns minerais. Qualquer alteração das funções do estômago pode levar a danos no processo dedigestão, prejudicando no delgado a absorção dos nutrientes(6). Assim, a função digestiva do

+ 1

Centro de Metabolismo e Nutrição (CeMeNutri) da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista - FM-UNESP, Botucatu, SP. Nutricionista. Doutora em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. 2 Professor Titular do Departamento deClínica Médica da FM-UNESP. Endereço para correspondência: Dr. Roberto Carlos Burini - Centro de Metabolismo e Nutrição - Faculdade de Medicina - UNESP - Caixa Postal 584 - 18618-970 - Botucatu, SP.

272

Arq Gastroenterol

V. 38 - no. 4 - out./dez. 2001

Papini-Berto SJ, Burini RC. Causas da desnutrição pós-gastrectomia

estômago e duodeno, como todo processo de absorção ficam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • causas do declinio da desnutricao infantil no brasil
  • Desnutrição
  • DESNUTRIÇÃO
  • Desnutrição
  • Desnutrição
  • desnutrição
  • desnutrição
  • Desnutrição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!