Causalidade

Páginas: 3 (546 palavras) Publicado: 9 de julho de 2013
Causalidade
A causalidade é a maneira de explicar como tudo ocorre através de uma causa e um efeito. Quando as pessoas passaram a procurar fatos reais sobre fenômenos naturais, já era um início depensamento cientifico, e isso levou muitos anos depois, as pessoas a criarem o conceito de causalidade. O nexo causal foi criado para explicar fenômenos reais, mas também pode ser usado em coisassobrenaturais, míticas. A causalidade explica coisas científicas, comprovadas, reais, mas também existe causalidade nas coisas sobrenaturais, que muitas das pessoas acreditavam antigamente.
Um exemplodisso é a chuva, que era explicada de varias maneiras, já que ninguém sabia ao certo como ela acontecia. Temos o exemplo da mitologia nórdica, que tem a chuva como o efeito dos raios, que por sua vezeram efeito de Thor batendo seu martelo contra o chão. Antigamente, antes de existir toda tecnologia de hoje, as pessoas acreditavam que a chuva era o efeito da fúria de Deus. Mas hoje, comprovadamente,sabemos que a chuva é o efeito de uma descarga elétrica nas nuvens que estão cheias de água. As nuvens estarem cheias de água é efeito da evaporação, e a evaporação é o efeito do calor do sol que faza água subir em estado gasoso para as nuvens. E por ai vão milhares de perguntas, e vamos voltando, voltando, até que percebemos que o que estamos falando pode ser uma coisa infinita, irmosretrocedendo os fatos até que chegamos a um lugar que não sabemos mais as respostas.
Mas a causalidade foi criada para explicar as coisas, portanto deve ser algo finito, pois se é infinito, não chegando a umfim, uma conclusão, o fato se torna inexplicável. Aí chegamos a Arqué, que foi colocado no inicio de tudo. Nada na causalidade deve ser infinito, então, não importa a fenômeno se refere, pois Arqué ésempre o começo de tudo.
Tipos de causalidade
Causalidade linear ou simples: Ocorre quando uma causa provoca um efeito igual. Se uma bola está parada no chão e outra bola se choca com ela, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Causalidade
  • Nexo de causalidade
  • Nexo de causalidade
  • RELAÇÃO DE CAUSALIDADE
  • nexo de causalidade
  • Nexo de causalidade
  • nexo de causalidade
  • CAUSALIDADE MEDICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!