Caule e Raíz

Páginas: 5 (1150 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013


Universidade Federal Rural de Pernambuco


Departamento de Zootecnia
Anatomia e Fisiologia Vegetal
Ana Virgínia de Lima Leite
Discente: Andresa de Gusmão Faria



Raiz e Caule







Anatomia Vegetal

A Anatomia Vegetal trata de temas relacionados à morfologia externa e principalmente interna. Ela pode ser utilizada como ferramenta para estudos ecológicos, econômicos eoutras áreas tanto da Botânica quanto de outra ciência. A anatomia da planta reflete a situação ambiental, e pode ser algumas vezes um bioindicador. Para ter todas essas ferramentas à mão é necessário conhecimento básico da estrutura interna e externa do vegetal. Essas descrições estão listadas abaixo.


1. Anatomia da Raiz

A raiz faz parte do eixo da planta. É em geral subterrânea e exercefunções de fixação da planta ao substrato e de absorção de sais minerais. Duas outras funções associadas às raízes são as de armazenamento e condução. A primeira raiz de uma planta com sementes desenvolve-se a partir do pró-meristema da raiz (meristema apical) do embrião, a qual desenvolverá a raiz pivotante, em geral denominada raiz primária. Nas gimnospermas e angiospermas eudicotiledôneas, araiz pivotante e suas raízes laterais, várias vezes ramificadas, constituem o sistema radicular. Nas monocotiledôneas, a primeira raiz vive por apenas um curto período de tempo e o sistema radicular da planta é formado por raízes adventícias que se originam do caule.
O ápice da raiz é recoberto pela coifa, que reveste e protege o meristema apical e ajuda a raiz a penetrar no solo. A coifa é cobertapor uma bainha viscosa ou mucilagem, que lubrifica a raiz durante sua penetração no solo. Algumas regiões da epiderme das raízes são especializadas para a função de absorção: são os pelos absorventes, expansões tubulares das células epidérmicas da zona pelífera, sendo esta mais desenvolvida nas raízes mais jovens.
O córtex ocupa a maior parte da área no crescimento primário em muitas raízes e éformado basicamente por células parenquimáticas. As células corticais geralmente armazenam amido. A camada mais interna dessa região é formada por células compactamente arranjadas, constituindo a endoderme. Tais células apresentam poderosos reforços de suberina e/ou lignina, os quais dificultam as trocas metabólicas entre o córtex e o cilindro central, podendo ser arranjados em estrias de Caspary.O cilindro vascular da raiz é constituído de periciclo – que desempenha funções importantes, como a formação de raízes laterais, câmbio vascular nas plantas com crescimento secundário, tecidos vasculares primários (xilema e floema) e células não-vasculares. O centro do órgão pode ser ainda preenchido por células parenquimáticas, denominadas de parênquima medular.

Esquema de raiz em crescimentoprimário em corte transversal.

O crescimento secundário em raízes, bem como nos caules, consiste na formação de tecidos vasculares secundários a partir do câmbio vascular e de uma periderme originada no felogênio (câmbio de casca). O câmbio vascular se inicia por divisões das células do procâmbio, que permanecem meristemáticas e estão localizadas entre o xilema e floema primários. Logo aseguir, as células do periciclo também se dividem e as células-irmãs internas, resultantes desta divisão, contribuem para formar o câmbio vascular. Um cilindro completo de câmbio da casca (felogênio), que surge na parte externa do periciclo proliferado, produz súber para o lado externo e felogênio para o lado interno. Estes três tecidos formados: súber, felogênio e feloderme constituem a periderme.Esquema de raiz em crescimento secundário em corte transversal.









Principais diferenças do crescimento secundário para o primário *Raiz

Ausência de córtex (secundário)
Tamanho do xilema (secundário é muito maior)

Crescimento Primário
Crescimento secundário
Epiderme
Periderme
Presença de Córtex
Ausência de Córtex
Xilema e Floema: alternados
Xilema e Floema:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caule e raiz
  • raiz e caule
  • Caule e raiz
  • plantas(raiz,caule)
  • Raiz,caule e folha
  • morfologia do caule e raiz
  • Importância da raiz e do caule
  • Raiz, caule e folhas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!