Catua Estat Stica Trabalho 1 Etapas De Uma Pesquisa Exemplo De Planejamento

706 palavras 3 páginas
ETAPAS DE UMA PESQUISA

O sucesso de uma pesquisa está na dependência direta de seu planejamento. Deve-se levar em conta algumas etapas ao planejar uma pesquisa. Estas etapas variam de autor para autor.

Objetivo: Os objetivos de uma pesquisa devem estar claramente definidos, pois formam a diretriz básica para sua perfeita execução. Baseado nos objetivos é que se pode tirar as conclusões finais do trabalho.

População: A população a ser trabalhada deve ser bem definida, identificando corretamente os seus elementos para que a amostra coletada represente os dados da população.

Dados a Serem Coletados: Ao se efetuar a coleta dos dados é importante verificar se todos os dados coletados serão importantes para os propósitos da pesquisa, e se nenhum dado essencial está sendo omitido.

Métodos de Medidas: Antes de se coletar os dados é necessário e importante que a metodologia de sua coleta seja estruturada. Deve-se decidir preliminarmente se os dados serão coletados de fichas, por declaração de entrevistados, por telefone, por respostas a um questionário, etc. Em quaisquer das alternativas há necessidade de um perfeito treinamento em toda a equipe de trabalho, a fim de que haja um critério único de registro. Na confecção de questionários é bom que existam algumas perguntas verificadoras de outras.

Unidade de amostragem: Se a pesquisa for realizada através de levantamento por amostragem, deve-se definir qual é a unidade de amostragem, que pode ser: uma pessoa, uma família, uma empresa, um quarteirão, 1 há, 1 alqueire, etc.

Escolha do tipo de amostragem: De acordo com o objetivo da pesquisa e do tipo de população, deve-se escolher a melhor técnica para selecionar a amostra: amostragem simples ao acaso (ASA), amostragem sistemática, etc.

Verificação Preliminar: A verificação preliminar não pode faltar em qualquer pesquisa. Deve-se testar uma pequena parte da população se a técnica a ser utilizada para a coleta é a melhor possível, se a forma escolhida de registro de

Relacionados

  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas