Catrástrofes naturais 9ºano

778 palavras 4 páginas
Introdução

Como proposto no âmbito da disciplina de Educação Visual, este trabalho fala-nos sobre manifestações culturais (cultura popular, arquitectónica), existentes em diferentes lugares da região centro. Também vamos identificar diferentes tipos de património.

Índice
Capa-………………………………………………..Página 1
Índice-………………………………………………Página 2
Desenvolvimento-……………………………. Página 3 a 8
Bibliografia-………………………………………. Página 9
Conclusão…………………………………………. Página 9

Desenvolvimento

Como se designa manifestação cultural?
Manifestação cultural é toda forma de expressão humana, seja através de celebrações e rituais ou através de outros suportes como imagens fotográficas e fílmicas.
As culturas humanas também são veiculadas através de outras linguagens, escritas ou verbais. O património também se constitui como uma linguagem que expressa uma forma de sentir e pensar um acontecimento, um tempo, uma dada forma de ver as coisas do mundo.
Na origem, o património estava ligado às estruturas familiares, económicas e jurídicas de uma sociedade estável, enraizada no tempo e no espaço.
O que é o Património?
Património - pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimónios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural. PATRIMÔNIO HISTÓRICO MATERIAL- É o conjunto de edifícios, obras de arte, documentos, monumentos, fotos e outros objetos pertencentes a um lugar. Ou seja, são coisas que têm valor histórico ou sentimental para os habitantes de uma região, pois se referem às origens e à forma que escolhemos para sermos lembrados.
PATRIMÔNIO IMATERIAL- É um bem de natureza intangível, a sua importância abrange valores ao reconhecimento das tradições orais e imateriais da cultura popular.

Relacionados