CATOLICISMO1

2378 palavras 10 páginas
Catolicismo

INTRODUÇÃO

A Igreja Católica, também conhecida como Igreja Católica ApostólicaRomana é uma igreja fundada de acordo com os ensinamentos de JesusCristo e que tem oapóstolo Pedro como figura de destaque, pois foi através dele que a Igreja começou a ser edificada. É una, santa, católica (universal) e apostólica e como sacramento único de salvação, por vontade de Cristo, tem como característica a indefectibilidade (subsistirá até o fim do mundo) e a infalibilidade.

CATOLICISMO
O catolicismo é o ramo mais antigo e maior do cristianismo. Existe mais de 1 bilhão de católicos no mundo inteiro. A Igreja Católica Apostólica Romana é dirigida pelo papa, que a dirige a partir do Vaticano, um país que fica dentro da cidade de Roma, na Itália. Ela tem uma grande estrutura espalhada pelo mundo, organizada com cardeais, patriarcas, arcebispos, bispos, presbíteros ou padres e diáconos, que formam o clero. Os praticantes da religião são chamados fiéis.
O catolicismo é uma das mais expressivas vertentes do cristianismo e, ainda hoje, congrega a maior comunidade de cristãos existente no planeta. Segundo algumas estatísticas recentes, cerca de um bilhão de pessoas professam ser adeptas ao catolicismo, que tem o Brasil e o México como os principais redutos de convertidos. De fato, as origens do catolicismo estão ligadas aos primeiros passos dados na história do cristianismo.
Em sua organização, o catolicismo é marcado por uma rígida estrutura hierárquica que se sustenta nas seguintes instituições: as paróquias, as dioceses e as arquidioceses. Todas essas três instituições são submetidas à direção e ensinamentos provenientes do Vaticano, órgão central da Igreja Católica comandado por um pontífice máximo chamado de Papa. Abaixo de sua autoridade estão subordinados os cardeais, arcebispos, bispos, padres e todo o restante da comunidade cristã espalhada

Relacionados

  • oliveira de salazar
    3529 palavras | 15 páginas