catolicimos

3465 palavras 14 páginas
Breve historia do Povo Judaico

Para se compreender o Antigo Testamento é importante que se conheça a história do povo hebreu. Sua história começou na região da Caldéia, onde hoje é o Iraque. Era uma região bem desenvolvida para a época, 4.000 aC. Também havia outra grande civilização que era a do Egito. Entre a Caldéia e o Egito havia pequenos reinos, como a Síria e Canaã (Palestina).

Alí vivia o patriarca do povo hebreu, Abrão, depois Abraão (Gen 17,1). Deus o chamou para uma terra distante, tirando-o do meio dos pagãos que adoravam muitos deuses, para formar o seu povo. Abraão, conduzido por Deus, deixa a cidade de Ur na Caldéia, e vem para a terra prometida por Deus, a Palestina, hoje Israel. Alí o povo de Abraão viveu muitos anos.
De Abraão com Sara nasceu Isaac; de Isaac com Rebeca nasceu Jacó, de Jacó e Raquel nasceram os 12 filhos que se tornaram depois a doze tribos de Israel (Rubem, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zabulon, José,
Benjamim, Dã, Neftali, Gad e Aser). É importante notar que o número 12 para os judeus se tornou importante, símbolo da plenitude. Por exemplo, Davi era descendente de Judá, e a profetisa Ana descendia da tribo de Aser.
No tempo de Jacó na Palestina, uma grande fome assolou o povo judeu que precisou ir para o Egito, por volta do ano 1600 aC. Deus providenciou isto aproveitando-se do pecado dos filhos de Jacó, os quais tinham vendido o irmão caçula José, por inveja, a mercadores que o levaram para o Egito.
Alí, pela graça de Deus, José se tornou grande e governador do Egito. Assim, Jacó pode vir para a região do delta do rio Nilo, a mais próspera do Egito; alí o povo judeu ficou cerca de 400 anos.

Quando o faraó do Egito morreu, sua descendência escravizou o povo judeu. Deus libertou o seu povo daquela escravidão através de Moisés (Êxodo), por volta do ano 1250 aC.; fazendo o povo atravessar

milagrosamente o mar Vermelho, o levou para o deserto, onde celebrou com o povo, através de Moisés, no monte Sinai,

Relacionados

  • CATOLICIMO
    10354 palavras | 42 páginas
  • Fichamento a ética protestante e o espirito do capitalismo
    3840 palavras | 16 páginas
  • Igreja
    14045 palavras | 57 páginas