Catolica

Páginas: 6 (1330 palavras) Publicado: 5 de maio de 2013
HOSPITAL SANTA MONICA
Foi localizado uma visita com a grande equipe de alunos de FISIOERAPIA da FACIMA no dia 13/03/2013

Relatório de Recém Nascido.
As características comportamentais do neonato mostram que este está sob a dominância dos núcleos subcorticais, os quais maturam antes do córtex. Com a maturação crescente do córtex são inibidos padrões comportamentais primários, realizando-sea evolução em direção crânio-caudal. O processo é visto com clareza através do aparecimento e desaparecimento de reflexos e reações.
Reflexos: + em Recém-nascidos
* Magnético
* Galant
* Glabelar
* Olhos de boneca
* Reação postural cervical
* Moro
* Propulsão
* RTCA
* Preensão palmar e plantar

Reação automática:
Um neonato gira, em posição ventral, acabeça para um lado, quase sempre o mesmo, de maneira a liberar as vias respiratórias. Trata-se de uma primeira extensão, a partir de flexão total

Reflexo magnético: ( de 0 a 3 meses)
Em posição dorsal, com os quadris e os joelhos fletidos, os polegares do examinador são comprimidos sobre a sola do pé e lentamente retirados. O contato entre o dedo e a sola do pé mantém-se, as pernas estendem-se, opé fica agarrado no dedo.

Reação de marcha: (de 0 a 3 meses)
A criança é mantida verticalmente, com as mãos no tronco. Se comprimir a sola do pé de uma perna sobre o suporte, flete-se esta perna ao contato e a outra estende-se, tocando, então, esta o suporte e fletindo-se, a perna antes fletida estende-se. Este movimento alternante dá a impressão de marcha. Aparte superior do corpo da criançaé mantida ligeiramente para diante.
Reflexo de Galant: (de 0 a 3 meses)
Se for friccionada paravertebralmente com o dedo, a criança forma com o corpo um arco. A concavidade volta-se na direção do estímulo, a bacia é puxada para cima. A perna e o braço do mesmo lado estendem-se, as extremidades opostas fletem-se.
Reflexo tônico-nucal assimétrico: (de 0 a 7 meses)
Girando isoladamente a cabeçapara um lado, as extremidades do lado do rosto estendem-se e as do lado occipital fletem-se. Trata-se da chamada posição de esgrimista. Na maioria dos casos, existe apenas ação deste reflexo sobre as extremidades, mas pode ser comprovado eletromiograficamente. Se persistente impede uma coordenação olhos-mãos. Este reflexo é observado em crianças com transtorno motor por lesão cerebral. Pelaposição tonicamente fixada, impede-se qualquer movimento contrário à gravidade.
Reflexo tônico-labiríntico: (de 0 a 5 meses)
Se a criança está em posição ventral há flexão total. A cabeça não é colocada de lado, as vias respiratórias não se mantém, são mantidas livres. Na posição dorsal, no decúbito dorsal, há extensão do tronco e das pernas. Os braços estão fletidos, as mãos fechadas, os ombrosretraídos. De modo muito discreto, é encontrado também no lactente normal e constitui o reflexo que mais frequentemente se vê na criança com transtorno motor por lesão cerebral.

Reação postural cervical: (de 0 a 3 meses)
O examinador gira paro o lado a cabeça da criança, em decúbito dorsal. O corpo acompanha a rotação, a criança volta-se em bloco. A persistência dessa reação impede uma rotação entrecabeça e tronco, tornando impossível, através do movimento giratório, erguer-se a partir da posição dorsal para sentar-se.
Reação da posição lateral: ( de 3 meses a 1 ano)
Mantém-se a criança com ambas as mãos na altura da cintura e desloca-se lateralmente o tronco. A cabeça coloca-se, então, novamente, no espaço. O braço e a perna superiores estendem-se, o braço e pernas inferioresflentem-se. Abaixando-se passivamente a cabeça, o corpo da criança encolhe-se. Pode-se observar este padrão a toda a reação de equilíbrio que ocorre com o corpo do adulto.
Reflexo postural labiríntico: (de 1 a 12 meses)
Se colocar a criança de barriga para baixo, a cabeça fica no espaço, e a criança ergue-a. Pode-se produzir este reflexo também na posição suspensa. Esta reação não é encontrada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Catolica
  • catolica
  • católica
  • católica
  • Catolica
  • Católica
  • catolica
  • catolica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!