Cativeiro da Terra Resenha

Páginas: 12 (2755 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014
RESENHA: O CATIVEIRO DA TERRA (CAP. 4-8)

José de Souza Martins

O capitulo resenhado mostra uma relação entre o trabalho livre e suas raízes culturais e históricas devido à imigração ocorrida por um logo tempo. O autor busca conceitos novos para justificar mudanças ocorridas e que ocorrem até os dias atuais.
Como nossa base imigratória, segundo relatos e provas, foi constituída por umnúmero de italianos, espanhóis, alemães e por uma pequena parcela menor de outras nacionalidades, os italianos ganharam espaço devido sua forma cultural de querer e buscar mudanças de vida; esperaram o tempo certo para ganhar seu território, essa espera durou até o ano de 1929, quando ocorreu a crise econômica de 1929.
Com a desvalorização das terras, alguns colonos, começaram a vender pequenasfaixas para seus antigos colonos, assim os italianos puderam comprar uma pequena faixa de terra, dos antigos donos, digamos que pequenos sítios, onde junto com a terra crescia os sonhos que trouxeram esses imigrantes até o Brasil.
Em consequência, quando foi possível perceber que mais cedo ou mais tarde a escravidão seria abolida, os fazendeiros e os políticos (na verdade, com grande frequência eramum único e mesmo personagem), passaram a preocupar-se com o problema. A libertação do escravo, em face da terra livre à ocupação dos juridicamente iguais, destruía o único meio acessível de sujeição do trabalho. (MARTINS, 2010)
Logo a escravidão estava com os dias contados, e os grandes fazendeiros buscaram formas de manter sua produção, buscaram mão de obra livre, investiram na imigração, laçarama ideia de enriquecimento, muitos nunca conseguiram realizar, alguns sim, após a crise de 29.
Passaram a propagar a ideia de que enriquecer era apenas fruto do seu trabalho, que bastava se esforçar para conquistar o status acima do seu. Essa ideia ainda hoje é propagada, porém, hoje se idealiza que o homem se torna livre a trabalhar para si mesmo. Porém, poucos sabem das condições impostas pelogoverno, uma forma de amenizar a verdadeira situação do mercado de trabalho.
José de Souza Martins (2010) atrelou-se à área de influência cafeeira como importante ponto referencial sobre a construção da ideia de trabalho. A análise da Grande Imigração (principalmente italiana) do Brasil cafeeiro e sua consolidação e do surgimento da indústria é preponderante para o entendimento das relações declasse, assim como de seus conflitos na sociedade brasileira. O autor volta para eventos do passado a fim de entender e desmitificar a passagem de uma economia exportadora agrícola para a chegada da indústria.
O embasamento referencial que Martins (2010) mostra antecede momentos do golpe de Estado de 1964, atentando para o caráter emergencial da indústria em que o país substitui as importações pelaprodução interna onde até então a mentalidade estava centralizada pela tradição escravista. Evidencia-se aí um momento de opções políticas conflitantes entre hegemonia cafeeira e hegemonia industrial. Outros autores que relatam em suas obras sobre tal transição como de Caio Prado Júnior, Celso Furtado e Roberto Cochrane Simonsen são alvos de estudo, análise e crítica. Uma atenção especial sedeve dar a Furtado por dois fatores: a preocupação exclusiva da crise em torno do café e a ausência de reflexões sobre a origem da indústria, e o pensamento de que em vias de crise o governo estimulou “inconscientemente” à industrialização. Pode-se inferir aí, que governo e seus interesses não eram neutralizados.
Há ainda autores que se atrelam a ideia de que a industrialização brasileira se deuexclusivamente por substituição das importações, como Simonsen e Antônio Castro, que se utilizam de dados estatísticos de 1920 (relacionados a primeira grande guerra); à primeira análise, parece claro que o período da guerra foi importante para a indústria no Brasil. Entretanto, os autores não levam em conta que indústrias foram fechadas antes mesmo desse evento. O Censo Industrial do Brasil de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O cativeiro da terra
  • O cativeiro da terra
  • O cativeiro da terra
  • O Cativeiro Da Terra Jos De Souza Martins
  • Resenha como estrelas na terra
  • Resenha do filme Terra para Rose
  • Resenha do filme Terra Fria
  • Resenha Terra e liberdade definido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!