cations

Páginas: 24 (5982 palavras) Publicado: 23 de julho de 2014
4.  PESQUISA DE CÁTIONS 
Com a amostra já dissolvida e tendo-se já efetuado os ensaios prévios, inicia-se a separação dos íons em grupos com base em algumas propriedades comuns a um determinado grupo. Os cátions ou ânions de cada grupo são identificados por reações características. Os cátions são divididos em 5 grupos analíticos. Cada grupo possui um precipitante que forma compostos insolúveiscom todos os cátions do grupo. A única exceção é o grupo 5 que não possui um reagente capaz de formar precipitados com todos os cátions.  
     GRUPO I:  Ag+ ,Hg22+ e Pb2+ 
       O grupo I é constituído pelos cátions cujos cloretos são insolúveis em água fria e em ácido clorídrico diluído frio. O reagente precipitante é o HCl. 
     GRUPO II:  Subgrupo IIA - Hg2+, Pb2+, Cu2+, Bi3+ eCd2+       Subgrupo IIB - As3+, As5+, Sb3+, Sb5+, Sn2+ e Sn4+ 
       Os cloretos desses cátions são solúveis mas os sulfetos são insolúveis em água e em ácido diluído. São portanto precipitados pelo gás sulfídrico (H2S) a partir dassoluções aquosas acidificadas com ácido mineral diluído. Esse grupo se divide em dois subgrupos. O subgrupo IIA ou subgrupo do cobre e o subgrupo IIB ou subgrupo do  
arsênio. Osubgrupo IIA é formado pelos cátions cujos sulfetos são insolúveis no polissulfeto de amônio. O subgrupo IIB é formado pelos cátions cujos sulfetos são solúveis no polissulfeto de amônio. 
     GRUPO III:  Subgrupo IIIA - Al3+, Cr3+ e Fe3+         Subgrupo IIIB - Mn2+, Zn2+, Co2+ e Ni2+ 
Esses cátions precipitam sob a forma de hidróxido ou sulfeto quando tratados com amônia e cloreto de amônio esulfeto de hidrogênio. O grupo III é formado também por dois subgrupos. O subgrupo IIIA ou subgrupo do ferro e o subgrupo IIIB ou subgrupo do zinco. O subgrupo IIIA é constituído pelos cátions que precipitam sob a forma de hidróxido quando tratados pela amônia em cloreto de amônio. O subgrupo IIIB ou subgrupo do zinco é constituído pelos cátions que precipitam sob a forma de sulfetos quando tratadospelo sulfeto de hidrogênio, na presença de cloreto de amônio e amônia.  
     GRUPO IV:  Ca2+, Sr2+ e Ba2+ 
       É constituído pelos cátions dos metais alcalino-terrosos que não precipitam com os reagentes dos grupos anteriores mas se caracterizam pela insolubilidade de seus carbonatos e pela solubilidade de seus sulfetos em água. O reagente precipitante é o carbonato de amônio. 
     GRUPOV:  Mg2+, Na+, K+ e NH4+ 
       Esses cátions não precipitam com os reagentes anteriores e não existe um reagente capaz de formar precipitados com todos eles.  
5.  PESQUISA DE ÂNIONS  
       A Pesquisa de ânions é realizada após a pesquisa de cátions. Os ânions são divididos em grupos com base na solubilidade dos sais de prata na água e no ácido nítrico diluído.  
     GRUPO I - Cl-, Br-,I-, ferrocianeto [Fe(CN)6]4-, e ferricianeto [Fe(CN)6]3- 
       São os ânions cujos sais de prata são insolúveis na água e no ácido nítrico diluído. 
     GRUPO II - CO32- ,HCO3-, CrO42-, Cr2O72- e PO43- 
       São os ânions cujos sais de prata são insolúveis na água e solúveis em ácido nítrico diluído. 
     GRUPO III - MnO4- ,NO3- e SO42- 
       São os ânions cujos sais de prata sãosolúveis na água e no ácido nítrico diluído.  
1. REFERÊNCIAS
 
1. CARVALHO, J. W. “Apostila de Química Analítica Qualitativa”, UFPB, João Pessoa.
2. VOGEL, A. “Química Analítica Qualitativa”, Mestre Jou, São Paulo (1981)
 
Aula Prática No 9
Assunto: Análise por Via Úmida - PesquisaAnalítica de Cátions
Identificação e Separação dos Cátions do 1o Grupo
 1. INTRODUÇÃO
       Pertencem aoprimeiro grupo os cátions que dão precipitado branco quando tratados com HCl diluído. São eles:
Ag+, Pb2+ e Hg22+
Inicialmente será visto a identificação dos cátions do 1o grupo isoladamente e a seguir será feita a separação dos mesmos. O objetivo é aprender a  identificar o cátion presente em uma amostra e observar o comportamento do mesmo. Isso é muito importante para a compreensão da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cations
  • cátions
  • Cátions
  • Cations
  • cations
  • Cátions
  • cations
  • Analise de Cátions

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!