Cateterizaçâo venosa central

Páginas: 8 (1751 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2012
Cateterização Venosa Central __________________

Cateterização Venosa Central
Objectivos Gerais:
Adquirir / Actualizar conhecimentos sobre Cateteres Venosos Centrais

Cateterização Venosa Central
Objectivos Específicos:


Identificar as Complicações mais frequentes associadas aos cateterismos venosos centrais e descrever as medidas preventivas. Identificar e descrever os cuidadosinerentes à cateterização e manutenção dos cateteres. Identificar as vias dos CVC e sua utilização preferencial. Uniformizar a utilização das vias do CVC quanto aos fármacos a utilizar em cada uma delas.







Cateterização Venosa Central
A colocação de um Cateter Venoso Central é um procedimento Médico É da responsabilidade do Enfermeiro, que presta cuidados ao doente, assegurar o seucorrecto funcionamento e despistar possíveis complicações que possam ocorrer.

Cateterização Venosa Central
Não é menos importante a segurança e eficiência na sua manipulação, situação em que e Enfermagem tem um papel fundamental. Este trabalho aborda os cuidados inerentes ao CVC desde o momento em que é decidida a sua colocação, passando pela sua manipulação, realização de pensos, despiste ecomplicações e sua remoção.

Indicações para a colocação de CVC
Medição da Pressão Venosa Central (PVC) Administração de soluções com hiperosmolaridade (Nutrição parentérica) Administração de drogas vasoactivas Administração de medicação irritante para o sistema venoso periférico Dificuldade de acesso periférico

Cateter venoso Central

Cateteres venosos centrais são cateteres cuja pontaestá localizada no terço inferior da Veia Cava Superior (administração de fluidos) ou no interior da Aurícula Direita (para monitorização invasiva).

Cateter Venoso Central
Estes cateteres podem ser classificados quanto:
1. Tempo de permanência (curta ou longa) 2. Tipo de material usado (silicone, poliuretano; etc.) 3. Pelo numero de vias (1, 2 ou 3)

Local de inserção do CVC
1. VeiaJugular (interna e externa) 2. Veia Subclávia 3. Veia Femoral

Local de inserção do CVC
Habitualmente é escolhido o lado direito, por apresentar menos complicações. Existem critérios na selecção do local a puncionar:
1. Experiência do executor. 2. Estado geral do doente e em particular do sistema venoso. 3. Uso a que se destina. 4. Situação em que é colocado.

Complicações

As complicaçõespodem ser imediatas, e ocorrer durante o procedimento, ou podem surgir algum tempo após a inserção, sendo inerentes à sua introdução, permanência e utilização.

Complicações da inserção e utilização

Arritmias (auriculares e ventriculares) Punção da artéria carótida ou da artéria subclávia Pneumotorax, hidrotorax, embolia gasosa, entre outros

Complicações tardias do procedimento
Infecçãoda pele Obstrução do cateter Ruptura parcial ou total do cateter Ruptura dos pontos cirúrgicos de fixação Infecção do próprio cateter Endotelite bacteriana ou endocardite bacteriana

Contra Indicações
Infecção da pele ou tecido subcutâneo no local ou próximo do local proposto para a punção Alterações anatómicas estruturais, tumorais, aneurismáticas, trombose venosa profunda aparente ouconfirmada, que possam tornar o procedimento impossível ou perigoso Alterações na coagulabilidade sanguínea

Colocação de CVC
A preparação psicológica do doente é extremamente importante. O Enfermeiro, sempre que possível, deve explicar ao doente o que é um CVC, a sua necessidade, e alguns aspectos sobre o procedimento de colocação.

Colocação de CVC
O cateter venoso central deve ser colocado pormédico (a) treinado na punção, inserção e localização, devendo ser responsável por eventuais complicações, e estar capacitado para tratá-las em tempo útil. A punção venosa central é realizada por punção percutânea utilizando a técnica de Seldinger.

Colocação de CVC
O doente deverá ser monitorizado (ECG, SatO2) antes de iniciar o procedimento. O Enfermeiro, além de colaborar com o médico,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pressao venosa central
  • pressao venosa central
  • Pressao venosa central pvc
  • Pressao venosa central
  • pressão venosa central
  • Pressão venosa central
  • pressão venosa central
  • Pressão venosa central

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!