Categorias Estéticas

Páginas: 13 (3056 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
Cabeçalho







Categorias Estéticas: feio, belo, grotesco, gosto,
sublime, cômico, etc.











Caldas Novas,
Outubro de 2013
Cabeçalho






Categorias Estéticas: feio, belo, grotesco, gosto,
sublime, cômico, etc.



Trabalho feito na disciplina de filosofia
com a avaliação da professora Maria
Eliana para a obtenção de nota.







CaldasNovas,
Outubro de 2013



Introdução
Este trabalho tem como objetivo estudar as categorias estéticas na disciplina de filosofia. Sua temática envolve a mudança dos conceitos de feio e belo de acordo com a estética das obras de arte ao longo dos tempos.
Muitos filósofos deixaram seus conceitos sobre cada uma dessas categorias estéticas baseando-as em outros estudos da filosofia como, porexemplo, a ética. Vejamos cada uma dessas categorias.























Categorias Estéticas
A Estética é um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como as diferentes formas de arte e da técnicaartística; a ideia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado, a estética também pode ocupar-se do sublime, ou da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo.
Na antiguidade -Aristóteles e Plotino - a estética era estudada fundida com a lógica e a ética. O belo, o bom e o verdadeiro formavam uma unidade com a obra. Aessência do belo seria alcançada identificando-o com o bom, tendo em conta os valores morais. Na Idade Média surgiu a intenção de estudar a estética independente de outros ramos filosóficos.
No âmbito do Belo, dois aspectos fundamentais podem ser particularmente destacados:
A estética iniciou-se como teoria que se tornava ciência normativa às custas da lógica e da moral - os valores humanosfundamentais: o verdadeiro, o bom, o belo. Centrava em certo tipo de julgamento de valor que enunciaria as normas gerais do belo.
A estética assumiu características também de uma metafísica do belo, que se esforçava para desvendar a fonte original de todas as belezas sensíveis: reflexo do inteligível na matéria (Platão), manifestação sensível da ideia (Hegel), o belo natural e o belo arbitrário(humano), etc.
Se o ser humano conseguir interferir na natureza, e como resultado desta interferência, se aproximar o máximo possível do trabalho paciente desta mesma natureza. O resultado será bom.

Porem, se a natureza se apoderar desta interferência e transformá-la para si. Esta obra será melhor ainda.
(orlando rocha).


*O BELO
*O FEIO
*O SUBLIME
*O TRAGICO
*O COMICO
*O GROTESCO

(umresumo da estética na historia, com algumas opiniões próprias)

O BELO.

O belo: Ideal do belo e bom, - kalos kai agathos -, na formulação Grega, é parte integral da visão do mundo antigo. 
Kant, - considerado por muitos o pai da estética -, define a estética como “o objeto de uma complacência, que acompanha o ajuizamento de um objeto, ou um modo de apresentação”. Assim, aparentemente, aestética é em um âmbito subjetivo, “o juízo do gosto”, (denominação Kantiana) outro objetivo, (o belo), no entanto, mesmo quando Kant trata especificamente dos objetos belos, (em A natureza e a obra de arte), não permite falar da beleza objetiva – A percepção estética depende da capacidade do sujeito para ajuizar, e não da realidade da coisa em si para afetar o sujeito – Kant.
Na minha forma de ver obelo, poderia sintetizá-lo como a seguir:
O belo nada mais é do que, uma simetria somada a padrões pré-estabelecidos. 


O FEIO.

A abordagem do feio e do repulsivo, é amplamente debatida pela filosofia da arte hoje em dia, uma vez que a própria produção artística contemporânea vale-se conscientemente, e programaticamente dessas dimensões recalcadas pela estética do passado.
Kant...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Categorias da Estética
  • Categorias esteticas
  • As categorias estéticas
  • DESIGN CATEGORIAS ESTETICAS VAZQUES
  • Categorias Estéticas da Arte
  • Categoria estética comico
  • Categoria
  • Categorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!