CATEGORIAS CONCEITUAIS DE FORMA

1087 palavras 5 páginas
Categorias Conceituais de FORMA

Forma

A forma é a figura ou imagem visível do conteúdo. Informa sobre a natureza da aparência externa do objeto.
Tudo que se vê possui forma.

“ A forma pode ser definida como a figura ou a imagem visível do conteúdo. De um modo mais prático, ela nos informa sobre a natureza da aparência externa de alguma coisa. Tudo que se vê possui forma.”
João Gomes Filho

Nas fotos a seguir, como um todo, entretanto, pelo próprio conceito de unidade configuracionais, pode-se perceber inúmeras formas, tais como, a forma das folhas, do tronco da árvore, do cabelo da mulher, da boca, dos olhos, do rosto, a sombracelha, dos cílios, do nariz, assim sucessivamente.

Figura 1 Figura 2 http://sitecomercialaprendiz.wordpress.com/2011/08/28/setimo-post/paisagens-arvores/ http://gnt.globo.com/moda/noticias/Brincos-coloridos-para-noivas--veja-opcoes-para-fugir-do-basico.shtml

Nestas duas fotos acontece um fato curioso, podemos perceber duas imagens na mesma foto. A Gestalt explica esse fenômeno, por meio das forças internas de organização formal, ou seja, pelo fator de fechamento perceptual que fecha ora uma, ora outra figura.

Figura 3 Figura 4 http://katiagbueno.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html A forma é constituída de propriedades. São elas:
Ponto
Linha
Plano
Volume
Configuração

Enfoque conceitual ampliado de cada propriedade.
Forma ponto – Singular. É a unidade mais simples e irredutivelmente mínima de comunicação visual. Exerce grande força de atração visual.

A lua, a pupila, a bola de vôlei, o centro do tiro ao alvo, o sol, assim como a letra “O” do logotipo da

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Cultura um conceito antropologico
    38895 palavras | 156 páginas
  • A hueragem dos brs
    59527 palavras | 239 páginas