CATEGAIAS DE DIVERSIDADES CONFORME WHITTAKER

340 palavras 2 páginas
CATEGAIAS DE DIVERSIDADES CONFORME WHITTAKER

CONCEITOS
O termo biodiversidade tem sido amplamente empregado, tanto na literatura científica quanto na mídia popular, mas nem sempre sua definição é clara, podendo ser usado com diferentes significados. De uma maneira mais simples o termo biodiversidade é usado como sinônimo de riqueza de espécies. Entretanto, refere-se apenas ao número de espécies presente numa determinada área definida. Algumas definições quantitativas de diversidade incluem não apenas o aspecto variedade como também uma medida de abundância relativa, e têm sido empregadas de maneira mais restrita ao considerarem apenas um determinado nível. No nível das espécies pode-se falar, então da diversidade de espécies que inclui a variedade e a abundância relativa das espécies.
Uma definição precisa de biodiversidade, entretanto deve considerar três níveis: a diversidade de espécies, a diversidade genética e a diversidade de ecossistemas. Assim biodiversidade refere-se a todas as formas de vida, incluindo suas variações ao nível de genes e todos os ecossistemas num espaço definido como a própria Terra.

DEFINIÇÃO DE DIVERSIDADE EM ESCALAS DISTINTAS

A diversidade dentro de um habitat não deve ser confundida com a diversidade de uma região que contém vários habitats. Portanto, de acordo com a escala utilizada, pode-se distinguir três tipos de diversidade: DIVERSIDADE ALFA (α) A diversidade local, correspondente ao numero de espécies numa pequena era de habitat homogêneo. Esse tipo de diversidade e sensível a como se delimitam os habitats e que o intensamente se amostra uma comunidade. DIVERSIDADE BETA (β) A diversidade entre habitat, que se revela pela heterogeneidade da estrutura da comunidade. Tal heterogeneidade pode refletir-se em dois aspectos principais, a compósito das associações de espécies, entre as abundancias das diferentes espécies.

DIVERSIDADE GAMA (γ) A diversidade regional, relacionada ao numero total de espécies observado em todos os

Relacionados