Catedral de st.paul - analise grafica

473 palavras 2 páginas
Entre a ideia original de Sir Christopher Wren e a concepção final, houveram algumas alterações. Analisando as falhas estruturais das antigas construções e partindo do princípio de que possuíam uma cúpula muito grande em relação à estrutura de tijolos, o arquiteto optou por demolir as ruínas e projetar uma catedral com formato retangular possivelmente baseada no Panteon de Roma, ideia essa que foi rejeitada por não ser bastante imponente. A segunda ideia possuía formato de cruz grega (figura 1), mas por ser considerado complexo demais, o projeto foi renegado por outros arquitetos.
Wren manteve suas concepções, insistiu na cruz grega e elaborou uma nova proposta com uma nave estendida, dessa vez com uma maquete de gesso e carvalho que possuía cerca de quatro metros de altura, a qual deu o nome de “Great Model”, ou “O Grande Modelo”(figura 2). Mais uma vez as ideias de Wren foram rejeitadas, dessa vez pelos clérigos ingleses que a consideraram muito destoante dos templos existentes, o que o deixou furioso e o fez optar por não mais expor suas ideias e projetos.
No seu quarto desenho, Sir Christopher Wren adotou como partido a cruz latina (figura 3) e tentou aliar elementos renascentistas ao estilo gótico, se aproximando assim da arquitetura refinada da época e no quinto e ultimo projeto, autorizado pelo rei, o arquiteto precisou adicionar alguns ornamentos e, já na construção da Catedral e muito a contragosto, adicionou também a cúpula (figura 4), baseado na Cúpula de São Pedro.

Figura 1 – Planta em formato de cruz grega Figura 2 – O Grande Modelo em madeira e gesso

Figura 3 – Planta atual da Catedral Figura 4 – Estudo da cúpula

A planta atual da Catedral se assemelha à antiga quanto ao formato de cruz latina e quanto às dimensões. A antiga catedral possuía 149 metros de altura, 179 metros de comprimento (sem o pórtico construído por Inigo Jones) e 30 metros de largura com 91 metros de largura no transepto. Enquanto a Catedral

Relacionados