Catci e Opmanager

2309 palavras 10 páginas
Comparativo entre Catci e Opmanager
DESCRIÇÃO DO RELÁTORIO/RESUMO

A maioria das ferramentas disponíveis para monitoramento de rede são baseadas e/ou descendentes do Multi Router Traffic Grapher (MRTG). MRTG consiste em um script em Perl que usa SNMP para ler os contadores de tráfego de seus roteadores e um rápido programa em C que loga os dados do tráfego e cria belos gráficos representando o tráfego da conexão de rede monitorada. Estes gráficos são incluídos em páginas web que podem ser visualizadas de qualquer navegador moderno. Somadas à detalhada visão diária, o MRTG também cria representações visuais do tráfego durante os últimos 7 dias, das últimas 4 semanas e dos últimos 12 meses. Isto é possível porque o MRTG mantém um log de todos os dados que ele obteve do roteador. Este log é automaticamente consolidado, e com isso ele não cresce com o tempo, mas ainda contém todos os dados relevantes de todo o tráfego dos últimos 2 anos. Isto tudo é realizado de uma maneira muito eficiente. Com ele você pode monitorar mais de 200 links de rede de qualquer estação UNIX.
As ferramentas expostas a seguir tem suas raízes baseadas nos conceitos do MRTG, mas evoluíram em muitos aspectos, acompanhando as novas tendências voltadas para a web e as novas e poderosas ferramentas de desenvolvimento com foco na usabilidade e visibilidade do produto.
CACTI
Cacti é uma ferramenta freeware que recolhe e exibe informações sobre o estado de uma rede de computadores através de gráficos, sendo um frontend para a ferramenta RRDTool, que armazena todos os dados necessários para criar gráficos e inserí-los em um banco de dados MySQL. Foi desenvolvido para ser flexível de modo a se adaptar facilmente a diversas necessidades, bem como ser robusto e fácil de usar. Monitora o estado de elementos de rede e programas bem como largura de banda utilizada e uso de CPU. O frontend foi escrito na linguagem PHP e contém suporte ao protocolo SNMP.
RRDTool é um sistema de base

Relacionados