Catarse Midi Tica Bruna Bill

2446 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Pós-graduação em Língua Portuguesa e Estudos Literários
Estética e Teorias da Arte

CATARSE MIDIÁTICA – a tragédia no jornalismo pós-moderno.

Bruna Greicy Bill

Resumo: O termo catarse, embora tendo seu significado bastante simplificado atualmente, tem sua origem na Poética de Aristóteles, quando este falava sobre o gênero artístico da tragédia. Ele cunha o termo para designar um efeito de purificação que os sentimentos de temor e compaixão provocam no homem ao chocar-se com uma situação trágica. Neste artigo partiremos desta noção estética e das análises sobre o trágico na arte para abordar o jornalismo pós-moderno e a exploração midiática das tragédias.

Palavras-chave: tragédia, catarse, jornalismo, mídia, pós-moderno, estética.

O trágico sempre foi motivo de emoções, choques, apreensão e também por isso críticas, dúvidas e análises, seja na vida real ou nas artes. Primeiramente precisamos estabelecer as diferenças existentes entre a tragédia na vida real e a tragédia estética, as emoções que provocam e como surgem na vida do homem, para então analisar o contexto em que ela se insere na pós-modernidade e sua relação com a mídia.
Sanchez Vasquez, em seu Convite à Estética, afirma que episódios trágicos na vida real não podem nos provocar prazer estético, exceto quando somos perversos ou desprovidos de moralidade, uma vez que as reações provocadas variam

entre

compaixão,

ira,

horror

e

indignação,

e

não

permanecemos frios diante de uma tragédia, não podendo observá-la como

espetáculo. “É essa dimensão estética que recusamos ver na vida trágica real que a literatura e a arte resgatam imaginativa e criativamente” (1999, pg.248).
Quando passamos para o campo das artes, observamos o gênero trágico como uma imitação dos conflitos humanos ou de uma situação desditosa, que resulta como desenlace em um final infeliz, seja por meio da derrota, do fracasso ou da morte. Aristóteles é o pensador que melhor define os gêneros

Relacionados