Catalogo de especies na ilha de Urubuqueçaba

1002 palavras 5 páginas
TÍTULOx

Ecologia de Comunidades- Professor João Alberto Paschoa dos Santos
Mariana inglês RA. 125444
Roberta Sanchez RA. 129124
Leticia Lemos RA. 126476
Luiza Gomes RA. 116137
Paula Peitl RA. 122880

Novembro, 2014
RESUMO

O trabalho foi realizado na Ilha de Urubuqueçaba na cidade de Santos- SP com finalidade de avaliar o índice de Shannon dos organismos ali encontrados em seis pontos da área. A variedade de espécies de organismos vivos de uma determinada comunidade, habitat ou região, é considerada um aspecto favorável de comunidades naturais. A diversidade pode ser subdividida em dois grupos: Riqueza, que se refere ao número de espécies presentes na flora e/ou fauna; e Uniformidade, levando em consideração a distribuição de indivíduos entre as espécies em uma área. O índice de diversidade de Shannon considera igual peso entre as espécies raras e abundantes, sendo que quanto maior o valor de H’, maior será a diversidade da população em estudo.

H’ = índice de Shannon-Weaver. ni = Número de indivíduos amostrados da i-ésima espécie.
N = Número total de indivíduos amostrados.
S = Número total de espécies amostradas.
In = Logaritimo de base neperiana.

URUBUQUEÇABA

Localizada a 260 metros da costa, facilitando seu acesso em maré baixa, e na divisa dos municípios de Santos e São Vicente no estado de São Paulo, a ilha Urubuqueçaba possui, aproximadamente 2.000 m² de chapada, com encosta arenosa e declividade variada em sua parede rochosa. Ao seu lado esquerdo está instalado o emissário submarino, que leva o esgoto da cidade até o mar aberto.
A palavra urubuqueçaba tem origem tupi, significando “pouso dos urubus”. O autor Francisco Martins dos Santos, em sua História de Santos, explica que, antigamente no final da tarde, era presenciada a revoada diária dos animais para o lugar.

Relacionados