Catalogação

Páginas: 6 (1295 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
MONTAGEM DE ACERVO CIENTÍFICO: PROJETO DE CATALOGAÇÃO DE EXEMPLARES DE INSETOS
Ana Lúcia de Paula Ribeiro*
Gustavo Formentin Modolon**
RESUMO
A diversidade de insetos presente no território nacional é estimada entre 91 mil e 126 mil espécies. As coleções brasileiras abrigam somente uma pálida representação desta biodiversidade. É também nesse grupo que se torna mais evidente a escassezde especialistas atuantes no Brasil, reforçando a impressão de que dificilmente conseguiremos chegar a um quadro de conhecimento adequado acerca da nossa diversidade de insetos (Zaher & Young, 2003). O Trabalho visa recuperar, montar e conservar a coleção biológica para fins científicos e didáticos da Universidade do Sul de Santa Catarina e foi realizado em cinco etapas: planejamento, coleta,preservação temporária dos insetos, montagem da coleção, e identificação dos insetos. A coleção Entomológica da Universidade do Sul de Santa Catarina do curso de Agronomia estabelecida no laboratório de Entomologia representa fonte permanente de pesquisa, extensão e ensino. As coleções em instituições de pesquisa de ensino superior atendem aos docentes da própria instituição, bem como aqueles advindosde outras e possuem um importante papel no desenvolvimento local do ensino, proporcionando o intercâmbio científico-cultural.


Palavras-chave: Diversidade, Insetos, Coleção Entomologia.
*Professor Orientador. Docente de Entomologia da Universidade de Cruz Alta. RS, Unicruz, anribeiro@unicruz.br
**Acadêmico do Curso de Agronomia da Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul,guga_fm@hotmail.com

MONTAGEM DE ACERVO CIENTÍFICO: PROJETO DE CATALOGAÇÃO DE EXEMPLARES DE INSETOS
Ana Lúcia de Paula Ribeiro*
Gustavo Formentin Modolon**
1. INTRODUÇÃO
A diversidade de insetos presente no território nacional é estimada entre 91 mil e 126 mil espécies. Considerando o número de espécies ainda não descritas que aguardam nas gavetas das nossas coleções científicas e as enormeslacunas de amostragem na maioria dos biomas brasileiros, podemos considerar que o número real de insetos que habitam o território nacional deve ser dez vezes maior. As coleções brasileiras abrigam somente uma pálida representação desta biodiversidade. É também nesse grupo que se torna mais evidente a escassez de especialistas atuantes no Brasil, reforçando a impressão de que dificilmenteconseguiremos chegar a um quadro de conhecimento adequado acerca da nossa diversidade de insetos (Zaher & Young, 2003). As coleções científicas têm por finalidade básica manter representantes da biodiversidade em condições ex-situ, seja vivo ou fixado, elaborando e mantendo bancos de dados para fins de pesquisa. A coleção Entomológica da Universidade do Sul de Santa Catarina do curso deAgronomia estabelecida no Laboratório de Entomologia representa fonte permanente de pesquisa, extensão e ensino. Portanto, o trabalho visa recuperar, montar e conservar a coleção biológica para fins científicos e didáticos da Universidade do Sul de Santa Catarina. O trabalho será realizado em cinco etapas desde o planejamento, a coleta, a preservação temporária dos insetos, a montagem da coleção e aidentificação dos insetos. Esperamos que com esse trabalho, tornar a coleção biológica do curso de Agronomia da Universidade do Sul de Santa Catarina, um referencial para a comunidade científica local e regional.
2.DESENVOLVIMENTO
O trabalho foi realizado através das seguintes etapas: Planejamento: Nesta etapa o aluno e o professor efetuaram pesquisas sobre os tipos de insetos a seremcoletados e classificados. Foi uma etapa importante para a motivação dos alunos e para que todos sejam inseridos em um verdadeiro planejamento estratégico da atividade. Na etapa seguinte a coleta de insetos foi realizada através de diferentes tipos de redes e armadilhas, por meio de coleta direta em plantas, sob pedras etc. Durante a coleta, o uso de uma caderneta para anotação da data e do local da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Catalogação
  • Catalogação na publicação
  • introdução a catalogação
  • catalogação de livros
  • Manual de Catalogação
  • História da Catalogação
  • A História da Catalogação
  • CATALOGAÇÃO DE DOCUENTOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!