Catalise HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA

Páginas: 3 (566 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE TIRADENTES
ENGENHARIA DE PETRÓLEO


















ARACAJU – SE
Junho de 2014












Pesquisa apresentada como requisito parcial de avaliação dadisciplina de ministrada pelo de Engenharia de , na.




ARACAJU – SE
Junho de 2014

Catalisador é uma substância química que não participa da reação química, ele diminui a energia deativação e aumenta a velocidade da reação. O catalisador acelera a reação, mas não altera a composição química dos reagentes e produtos envolvidos. A quantidade de substância produzida na reação não se alteracom o uso de catalisadores. Se a reação for reversível, a reação inversa também será acelerada, pois sua energia de ativação também terá um valor menor. O catalisador não altera a variação deentalpia!
Catálise nada, mas é que o aumento de velocidade da reação, provocado pelo catalisador. No nosso organismo existem muitos catalisadores, que são chamados de enzimas. A saliva e o suco gástricosão exemplos de enzimas que aumentam a velocidade da reação, no caso, a digestão.
Nas indústrias químicas, principalmente a petroquímica, os catalisadores são muito utilizados para acelerar as reações,deixando o processo mais barato. Uma forma de ver a ação dos catalisadores é adicionando açúcar ao refrigerante. Os refrigerantes carbonatados contém dióxido de carbono (gás carbônico) e pode sereliminado mais facilmente com adição de açúcar. A reação de eliminação do gás acontece com mais velocidade e percebe-se a formação de bolhas do gás deixando a solução.
Em função dos estados físicos dosreagentes, a catálise pode ser homogênea ou heterogênea:
Catálise homogênea: quando reagentes e catalisador estão no mesmo estado físico formando um sistema monofásico.
Um exemplo de catálisehomogênea utilizada na indústria é uma etapa intermediária na fabricação de ácido sulfúrico (H2SO4(aq)), em que ocorre a formação do trióxido de enxofre (SO3(g)) por meio da reação de combustão do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Catalise homogenea
  • catálise heterogenea
  • catalise heterogenea
  • Catálise heterogênea
  • Catálise homogênea
  • Misturas homogêneas e heterogêneas
  • Catálise homogênea- Biodiesel
  • Mistura homogênea e heterogênea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!