Catalisadores

Páginas: 3 (747 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
O Conversor Catalítico ou catalisador foi uma importante inovação tecnológica incorporada ao Sistema de Exaustão Automotivo, responsável por reduzir em até 95% a poluição causada pelos automóveis. Osgases da combustão, altamente tóxicos, afetam diretamente a saúde e qualidade de vida das pessoas.
O catalisador automotivo foi desenvolvido na década 70 para as montadoras americanas. No Brasil ocatalisador só foi adotado vinte anos mais tarde por conta da PROCONVE – Programa de Controle da Emissão Veicular.
Um dos primeiros modelos ficou conhecido como catalisador Autolatina, instalados noscarros Gol, Parati, Saveiro, Logus, Pampa e Versailles fabricados entre 1992 e 1996.
O catalisador é formado por uma "colméia" metálica ou feita de cerâmica, formada por minúsculos canais queperfazem uma superfície total do tamanho equivalente a quatro campos de futebol. Sobre essa colméia são impregnados aproximadamente 1,5 gramas de metais preciosos, os quais constituem o catalisadorpropriamente dito; emprega-se uma mistura de paládio-ródio (para veículos a gasolina) e paládio-molibdênio (para veículos a álcool). A seguir o catalisador é enrolado em uma manta termoexpansiva, que fixa,veda, isola termicamente e dá proteção mecânica ao componente. Por fim, o catalisador é montado dentro de uma carcaça de aço inoxidável, dando origem ao "conversor catalítico". Esse conjunto é instaladono cano de escape do automóvel. 
Os catalisadores, em geral, são substâncias que aceleram determinadas reações ou tornam-nas possíveis, sem reagirem (isto é, eles não reagem, apenas aceleram). Nocaso dos catalisadores automotivos, as reações que são aceleradas, são as que transformam poluentes (CO, NOx e CxHy) em compostos menos prejudiciais à saúde (CO2, H2O e N2); essas reações são, porexemplo:

Como funciona?
A queima de gasolina nos motores dos automóveis produz, em maior quantidade, dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). Como a queima não é total, ou seja, a gasolina não reage...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Catalisador
  • catalisadores
  • Catalisadores
  • catalisador
  • catalisadores
  • catalisadores
  • Catalisador
  • Catalisador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!