Catalasse

2474 palavras 10 páginas
MEIOS DE CULTURA
Sistema artificial contendo os ingredientes necessários para o crescimento de microrganismos. Para cultivar os microrganismos no laboratório é necessário fornecer-lhes nutrientes, incluídos nos meios de cultura, bem como, temperatura e atmosfera adequada ao seu crescimento. Uma população microbiana em crescimento em um meio de nutritivo constitui uma cultura. A cultura de uma única espécie é chamada “Cultura pura”. Todos os trabalhos em laboratório são baseados em culturas puras, pois permitem o estudo preciso da morfologia e fisiologia microbiana.
O desenvolvimento de microrganismos em um meio de cultura está relacionado a fatores muito importantes como:
Disponibilidade de nutrientes;
Necessidade ou não de oxigenação;
Grau de umidade;
Temperatura ideal e
Utilização de técnicas assépticas.
Estes meios de cultura podem ser classificados de acordo com as seguintes características e/ou aplicações:
Os meios sólidos contêm gelose (Agar) na concentração de 1,5 % a 2%, são os mais indicados na obtenção de colônias isoladas (cultura pura). Em placa de petri semeia-se em estria, pela técnica de esgotamento do inoculo ou por inundação (contagem de colónias).
TÉCNICAS ASSÉPTICAS PARA O CULTIVO DE AMOSTRAS
Inoculação é a contaminação proposital de um meio de cultura, ou seja, é a transferência de um determinado número de microrganismos para um meio de cultura a fim de que estes se desenvolvam e permitam a sua identificação. A inoculação das bactérias em diferentes meios envolve várias técnicas de semeadura. Os meios de cultura devem ser esterilizados antes do uso, geralmente o método utilizado é o calor em autoclave. Uma vez que um meio de cultura tenha sido preparado, este pode receber um inoculo de uma cultura. Quando o inoculo (material colocado no meio de cultura), é colocado dentro ou sobre um meio (Agar), as células são imobilizadas e cada uma irá se multiplicar produzindo uma colônia isolada. Mas para isto devem-se empregar técnicas

Relacionados

  • Estudo Dirigido
    1856 palavras | 8 páginas