CATADORES DE LIXO, PESSOAS INVISÍVEIS AOS OLHOS DA SOCIEDADE

1880 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO

Ao apresentar este trabalho, quero abordar a invisibilidade e a exploração do trabalho infantil e a invisibilidade do trabalho de pessoas que fazem a coleta seletiva, perante a sociedade, mostrando as expressões das questões sociais, como elas estão introduzidas nas famílias.

Catadores de lixo, pessoas invisíveis aos olhos da sociedade

Não é de hoje que o trabalho infantil vem sendo explorado, muito antes, na época da revolução industrial as crianças já eram exploradas e obrigadas a trabalhar para ajudarem no sustento de suas famílias. Para SIKORSKI, devido o crescimento do capitalismo houve muitos problemas e exploração da mão de obra infantil:

Pudemos perceber a partir do exposto ao longo do texto que, com a Revolução Industrial, ocorreram mudanças nas relações de trabalho; mudanças significativas na vida do trabalhador em virtude do processo crescente do capitalismo; houve avanços, mas também se instauram muitas dificuldades e problemas; sobretudo a exploração de mão de obra do homem, da mulher e da criança. (SIKORSKI, 2009, p. 18 e 19)

As maiores vítimas das expressões da questão social são as famílias, são várias expressões que as famílias estão infiltradas, existem algumas mais graves como as drogas, a violência, o desemprego, a fome dentre outras mais, SIKORSKI dá exemplos:

(...) mas é necessário ressaltar que hoje todas as famílias, independentemente da sua configuração são atingidas pelas questões sociais, seja com um filho dependente químico, um esposo ou esposa desempregado, a criança ou adolescente que é submetido aos trabalhos, ou então vítima de violência sexual, doméstica ou psicológica, enfim, de uma maneira ou outra tudo chega ao seio da família.(SIKORSKI,2009, p. 163)

Nos dias de hoje ainda há crianças que são exploradas no trabalho infantil, sendo obrigadas a ajudar no sustento das famílias, devido a desigualdade econômica que existente em nosso país há muita pobreza e miséria, tem muitos pais que

Relacionados