Castelos medievais

Páginas: 6 (1289 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
CASTELOS MEDIEVAIS

1. INTRODUÇÃO


Presente trabalho tem por objetivo esclarecer, através de uma pesquisa bibliográfica, sobre os castelos medievais, que durante a Idade Média (século V ao XV) a Europa foi palco da construção de milhares de castelos. Nesta época da história, as guerras eram muito comuns. Logo, os senhores feudais, reis e outros nobres preocupavam-se com a proteção desua residência, bens e familiares.
















































2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O castelo medieval

A época medieval foi marcada pelas edificações militares, durante a fase da reconquista de Portugal aos Mouros. Nesta altura surgiram uma séria de castelos de origem Templária com características construtivasmuito próprias e bastante evoluídas.
A topografia e o tipo do solo eram os elementos fundamentais para a definição da localização do edificado, dos seus alicerces e das suas muralhas. Um castelo medieval é tipicamente constituído por: muralhas, porta de entrada, adarve, torre, ameias e merlões, torre de menagem.
As muralhas com paredes de 4 a 5 m de espessura com dois paramentos de pedrasmais pequenas e argamassa a encher os vazios, não eram habitualmente muito altas, pois obrigaria a serem demasiado espessas, mas eram construídas ao longo do perfil mais inclinado do terreno, dificultando a ação dos invasores.
A porta de entrada era 91356661 o ponto fraco da defesa de um castelo. Assim sendo, era comum que fosse ladeada por duas torres.
A adarve era o caminho no topo dasmuralhas que percorre todo o perímetro do castelo, permitindo a movimentação rápida dos guerreiros.
As torres eram os elementos de maior altura interrompendo o adarve, possibilitando maior vantagem defensiva.
As ameias e merlões eram o parapeito da muralha, apresentavam saliências que serviam de proteção para ataques com bestas e arcos. Os elementos elevados são os merlões e os vazios ameias.As torres de menagem eram o último reduto de defesa de um castelo quando todas as restantes defesas tivessem sucumbido. Era um edifício com diversos andares, escadas estreitas, paredes muito espessas e porta de difícil acesso.
Durante os primeiros séculos da Idade Média (até o século XV, aproximadamente), os castelos eram erguidos de (31) 8877-9455 Fernando madeira retirada das florestasda região. O seu interior era rústico e não possuía luxo e conforto.
A partir do século XI, a arquitetura de construção de castelos medievais eram erguidos em regiões altas, pois assim ficava mais fácil visualizar a chegada dos inimigos. Um castelo demorava, em média, de dois a sete anos para ser construído.
Em volta do castelo medieval geralmente, era aberto um fosse preenchido com água.Esta estratégia era importante para dificultar a penetração dos inimigos durante uma batalha. Os castelos eram cercados por muralhas e possuíam torres, onde ficavam posicionados arqueiros e outros tipos de guerreiros. O calabouço era outra área importante, pois nele os reis e senhores feudais mantinham presos os bandidos, marginais ou inimigos enclausurados.
Como o castelo medieval eraconstruído com a intenção principal de proteção durante uma guerra, outros elementos eram pensados e elaborado para estes momentos. Muitos possuíam passagem subterrâneas para que, num momento de invasão, os seus moradores pudessem fugir.

2. A vida em um castelo

A vida em um castelo medieval era muito difícil, o trabalho era o que não faltava. A vida naquela época não era muito confortável. Nãohavia aquecedores, a não ser a lareira nos castelos dos nobres senhores feudais. Os servos e outros se viravam com pequenos candeeiros e passavam muito frio nas frias noites medievais.
O senhor e sua família tinham mais conforto, usavam grossos cobertores, colchão de plumas, cobertas de pêlos de animais e tapeçarias cobrindo as paredes para amenizar a umidade e os ventos, enquanto os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CASTELO MEDIEVAL
  • A vida nos Castelos Medievais
  • Itinerário
  • Castelo medieval de wndsor
  • Diferenças entre o castelo medieval e o renascentista
  • Castelo Medieval X Palácio Renascentista
  • Castelo Medieval x Palácio Renascentista
  • castelos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!