CASTANHA DE CAJU E FARINHA DE MANDIOCA

Páginas: 5 (1049 palavras) Publicado: 1 de fevereiro de 2015
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
IFRN









RELATO SOBRE VISITA TÉCNICA











Aluna: Larissa Araújo
Turma: 3º Alimentos - Matutino
Disciplina: Tecnologia de frutas e hortaliças
Professor: Saint Clair







PRODUÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA


Através da visita realizada à casa de farinha na microrregião da serra de Sant’Ana, foipossível identificar e compreender o fluxograma do processamento desse alimento tão presente nas mesas dos nordestinos.
Algumas impressões que ficaram marcadas foram a ausência das BPF – Boas práticas de fabricação. Além disso, foi observado que a manipueira produzida era descartada no meio ambiente, sem nenhum cuidado. A mesma ao invés de ser lançada ao léu, contaminando o solo e matando plantas eanimais, poderia ser usada como adubo orgânico, vertente de pesquisas na Embrapa.
A produção na casa de farinha era predominantemente artesanal e a maioria dos funcionários eram jovens, tanto homens quanto mulheres. Havia a produção de farinha e da goma. O fluxograma da produção era basicamente:

Recepção das raízes: São transportadas em caminhões e enquanto não são processadas permanecem nele.Descascamento: Segue-se, então, para o descascamento das raízes que era feito mecanicamente, através do descascador cilíndrico, uma espécie de barril com pequenas aberturas e cheio de areia, para causar atrito e tornar a retirada das cascas mais fácil. Em seguida, manualmente, algumas funcionárias retiravam os resíduos de casca.
Trituração: Esta etapa consiste de uma sequência de raladores queirão transformar as raízes em uma massa de mandioca. 
Prensagem: Após ralada a massa deve ser prensada para diminuir a umidade proveniente da manipueira que ainda restou. As prensas utilizadas eram manuais.
Esfarelamento: Deve-se, esfarelar a massa compactada o mais rápido possível para evitar a fermentação e o escurecimento da farinha,
Peneiração: A peneiração separa os fragmentos menores dosmaiores, de forma a homogeneizar a farinha.
Torragem: A massa após passar pela peneiração é colocada em grandes fornos que possui espátulas mecânicas giratórias para que seja mexida constantemente. A granulação da farinha, a temperatura do forno, o tempo de exposição da farinha no forno, e a técnica de mexer a farinha são os principais fatores que influenciam o tipo produzido.BENEFICIAMENTO DA CASTANHA DE CAJU

Foi visitada uma pequena fábrica de beneficiamento de castanha de caju na zona rural do município de Cerro Corá – RN. Foi possível perceber que o local estava bem preparado para a produção, com máquinas, estufas e outros equipamentos usados por grandes fábricas. Contudo, deixou a desejar um pouco no quesito de boas práticas, pois não havia pias na área de produçãoe, em consequência disso, os funcionários não lavavam as mãos para manejar o alimento.
A fábrica faz parte de um projeto da UFERSA, Universidade Federal Rural do Semiárido, recebendo ajuda tanto na parte financeira quanta nas técnicas de fabricação. É uma empresa familiar que emprega os moradores da região.

Fluxograma:
Colheita e descastanhamento - A colheita deve ser feita depois que oscajus se desprendem da planta e caem. O descastanhamento consiste na separação entre a castanha e o pedúnculo.
Limpeza e seleção - A limpeza consiste na retirada de impurezas como folhas, pedras, areia e pedaços de pedúnculo, que são fonte de contaminação e aceleram a deterioração das castanhas durante a armazenagem. Durante a seleção, deve-se descartar as castanhas podres, mofadas, furadas,germinadas, chochas, ainda verdes ou mal formadas. É feita manualmente.
Secagem - Recomenda-se que estas sejam espalhadas ao sol, em quadras de cimento, por um período de até 5 dias, dependendo da região.
Classificação da castanha - A classificação é importante, pois pode influenciar em todas as etapas seguintes do beneficiamento. Assim, garante-se mais homogeneidade ao produto. A separação das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Castanha de caju
  • castanha de caju
  • Fluxo entrada de Castanha de Caju
  • Fluxograma da Castanha de Caju
  • Comportamento do consumidor de castanha de caju
  • Produção de farinha de mandioca
  • AVALIAÇÃO DO REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS INDUSTRIAIS DA CASTANHA-DO-PARÁ E CASTANHA DE CAJU
  • Fabricação da farinha de mandioca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!