Castanha-da-Índia - Aesculus hippocastanum L.

Páginas: 12 (2971 palavras) Publicado: 6 de março de 2015


Faculdade Maurício de Nassau
Disciplina Farmacognosia II
Professora Aline Holanda Silva



Controle e Análise da Qualidade de
Amostras Comerciais prepadas com
Castanha-da-Índia (Aesculus hippocastanum L.)




Curso Farmácia – 5º Semestre – Manhã – 2014.2 - MA
Monike Sampaio Domingues – Matrícula 01071101




Fortaleza – 2014
SUMÁRIO

01 – Objetivo.................................................................................... 3
02 – Introdução ................................................................................ 4
03 – Material e Métodos .................................................................. 5
04 – Resultados e Discurssão ......................................................... 8
05 – Conclusão.............................................................................. 10
06 – Referências Bibliograficas ..................................................... 11
















01 – OBJETIVO

O controle de qualidade de fármacos vegetais deve ser realizado em todas as etapas que envolvem a produção de drogas.
Observar na tabela abaixo cada ensaio/parâmetro determinado na análise da qualidade dacastanha-da-Índia e a seguir descreva a sua respectiva finalidade.

Tabela 1. Número (e porcentagem) de amostras de castanha-da-Índia aprovadas (A) e reprovadas (R) em cada ensaio, segundo suas formas de comercialização.










02 – INTRODUÇÃO

Desde 1995, o Ministério da Saúde do Brasil (MS) vem implementando uma série de medidas visando aprimorar os produtos fitoterápicoscomercializados no país. No entanto, o mercado fitoterápico no Brasil permanece muito precário, especialmente nos centros urbanos, onde esses produtos representam a principal fonte de medicamentos de origem vegetal (Brandão et al., 1998; Pereira et al., 2000; Brandão et al. 2002; Ribeiro et al., 2005).
As sementes da castanha-da-Índia (Aesculus hippocastanum L.) são utilizadas em vários países notratamento de varizes e hemorróidas. Elas contêm de 3 a 10% de uma mistura complexa de saponinas, tendo como principal componente a β-aescina. As saponinas desencadeiam várias ações biológicas devido às suas propriedades tensoativas ocasionadas pela estrutura química que é constituída de uma parte lipofílica (que na aescina é do tipo amirina) e outra hidrofílica, devido à presença de açúcares. Muitasevidências confirmam a atividade da β-aescina no tratamento da insufi ciência venosa crônica (Pittler; Ernst, 1998; Kunz et al., 1998 Siebert at al., 2002; Dickson et al., 2004). Estudos realizados em vários modelos animais evidenciaram que as atividades estão correlacionadas com a capacidade da β-aescina de favorecer o transporte de íons nos canais de cálcio, diminuindo a tensão venosa. Outromecanismo de ação proposto é a liberação de prostaglandina F2α das veias, antagonista da serotonina e histamina (Matsuda et al., 1997; Pittler ; Ernst, 1998; Sirtori, 2001).
No Brasil, são comercializados alguns produtos industrializados contendo castanha-da-Índia, sendo um dos mais conhecidos o Venostasin Retard®, cuja eficácia e segurança encontram-se estabelecida por meio de ensaios clínicos(Paris; Soares, 1993; Koch, 2002). A planta, bem como preparações farmacêuticas com o extrato importado também são encontradas no comércio. No presente estudo, foram avaliadas a qualidade de preparações com castanha-da-Índia comercializadas em ervanarias, drogarias, farmácias de manipulação e distribuidores de matérias primas, em relação a autenticidade, pureza, presença e teor de β-aescina, além dascondições de prescrição e dispensação desses medicamentos.




03 – MATERIAL E MÉTODOS

AMOSTRAS
Foram analisadas 24 amostras de drogas vegetais e preparações farmacêuticas, com castanha-da-Índia. As amostras foram obtidas de distribuidores de matérias-primas (6 amostras), farmácias (2), drogarias (6) e ervanarias (10). As amostras eram constituídas por 10 drogas vegetais, ou seja,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Castanha da Índia
  • Castanha da índia
  • castanha da india
  • castanha-da-índia
  • Castanha da ïndia
  • Relatorio sobre castanha da india
  • Castanha do Pará
  • castanha do para

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!