Castanhão

Páginas: 5 (1110 palavras) Publicado: 6 de março de 2015
A construção da Barragem do Castanhão foi discutida e idealizada desde o inicio do século XX. Foi simbolicamente inaugurada em dezembro do ano passado pelo ex-presidente Fernando Henrique.

A construção dessa barragem é uma obra que não pode ser vista de forma isolada. Ela faz parte de um projeto desenvolvimentista amplo que busca suprir as épocas de secas da região. Um projeto que estáinserido no contexto de desenvolvimento do Nordeste, que incluí a transposição do Rio São Francisco e a interligações das águas do interior do Ceará com a região metropolitana de Fortaleza. Está inserida também com o desenvolvimento de terras improdutivas e regiões com características turísticas. Ou seja, é uma das faces de um projeto maior do Governo Federal e Estadual.

A obra tambémproporcionou desenvolvimento econômico.Várias firmas se instalaram na região proporcionando milhares de empregos diretos e indiretos. Pessoas vieram de outros estados para trabalhar na região, desenvolvendo assim um fluxo maior de dinheiro. No entanto, a população já está ficando receosa, pois com o término da obra, várias firmas irão voltar para suas sedes e assim milhares de pessoas irão ficardesempregadas sem perspectiva de emprego em curto prazo. Uma mudança visível é que pela condições econômicas, pela falta de emprego e pela falta de perspectiva de melhoria, muitas crianças estão trabalhando para ajudar no orçamento da família.
Também está nos planos do Governo Estadual transformar a região em um lugar voltado para o turismo. Para isso foi construído um aeroporto em Nova Jaguaribara, quefoi estrategicamente planejada para ter 75 mil habitantes.Espera-se transformar o açude num complexo de lazer e desenvolver o ecoturismo na região. Para isso terrenos na margem do açude Castanhão já são negociados para grandes redes hoteleiras

Segundo informações do site do Ministério da Integração Nacional os benéficos do Castanhão serão maiores do que os impactos ambientais e dos que osimpactos para a população. ?Uma obra como a barragem do Castanhão, no Ceará, por exemplo, significou a remoção de 10 mil pessoas, para gerar uma vazão de 22 m3/s, enquanto a transposição vai proporcionar uma vazão adicional de 90 m3/s. Ou seja, a transposição realocará cerca de um terço das pessoas atingidas pelo Castanhão, mas possibilitará uma vazão de água quase cinco vezes maior. O Relatório deImpacto Ambiental da transposição, já entregue ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e que está à disposição de todos os interessados no site www.integracao.gov.br, comprova que nem antes nem depois dos eixos de captação de água ocorrerão mudanças significativas no meio ambiente. Muito pelo contrário: a transposição produzirá, necessariamente, uma sériede programas ambientais, sociais e econômicos que mitigarão pequenos impactos e beneficiarão a região onde serão feitas as obras. Todo o cuidado foi tomado no traçado das obras, evitando-se, inclusive, a proximidade das áreas de proteção ambiental e das reservas indígenas.?( Fonte: Ministério da Integração Nacional )

No entanto, as pessoas que contestam a obra citam que um dos gravesproblemas ambientais é a salinização dos solos do Baixo Jaguaribe ?é talvez o mais grave impacto (e sequer foi analisado pelo EIA). A fundação impermeável da barragem irá barrar o lençol freático, provocando o rebaixamento do mesmo e a intrusão das águas salinas na foz do rio.?, afirmou o Deputado Estadual Arthu Bruno.E o mais grave, talvez a barragem não chegue à sangra, ou seja, talvez a cidade deJaguaribara não seja inundada.?A simulação hidrológica no período de 50 anos (1938-1988) demonstra que a barragem permanecerá sem sangrar durante aproximadamente 20 anos consecutivos e ficaria totalmente seca por cinco anos consecutivos. Isso causaria a salinização do lago, suas águas ficariam impróprias para o uso, além de graves conseqüências para a vida do rio e das populações. Poderá ocorrer a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Castanhão
  • Biologia Castanhão
  • hidrografia do castanhão
  • Ntd Bio Castanhao
  • Acude Castanhao E O Eixao Das Aguas
  • Impactos causados pela construção da Barragem do Castanhão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!