Castanhão

Páginas: 12 (2820 palavras) Publicado: 10 de março de 2014
1 Pesquisa
O Açude Castanhão é um açude brasileiro construído sobre o leito do rio Jaguaribe, no estado do Ceará. Ele é portanto uma represa, tecnicamente falando. A barragem está localizada em Jaguaribara, embora atinja outros municípios.
A obra foi iniciada em 1995, durante o governo de Tasso Jereissati, e concluída em 23 de dezembro de 2002, pelo governador Beni Veras (PSDB), numa parceriaentre a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará - SRH-CE e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS.
A barragem castanhão foi inicialmente pensada pela familia Cunha. Principalmente pelo Sr. José Holanda Cunha figura conhecida que comandava a oligarquia da região na epóca. A familia Cunha era dona das terras da fazenda Castanhão(que deu nome ao açude, por cobrir suas terras quasepor inteiro) e o povoado conhecido como "Boqueirão do Cunha" onde o açude se encontra atualmente.
Durante a construção do açude foi necessário remover a antiga sede do município de Jaguaribara, que ficou sob as águas. Em substituição à cidade submersa, foi construída a cidade de Nova Jaguaribara.
O açude do Castanhão compreende os limites geográficos de pelo menos quatro municípios cearenses:Jaguaribara (Nova Jaguaribara), Alto Santo, Jaguaretama e Jaguaribe, dadas as suas grandes dimensões.
Representa importante mecanismo de controle das secas e das cheias sazonais que atingem o vale do Jaguaribe, assim como, cresce em importância para o restante do Ceará, enquanto reserva hídrica estratégica para o Estado.
Suas águas são vocacionadas para o uso na agricultura irrigada,piscicultura, pesca (esportiva e de subsistência), lazer náutico, assim como, através da construção do Canal da Integração, este açude terá suas águas levadas para abastecimento da população da Grande Fortaleza e para o Complexo Portuário do Pecém, onde permitirá a implantação de um polo industrial. Não há uso atual como fonte hidroelétrica desta barragem.
A capacidade de armazenamento do Castanhão é de6.700.000.000 m³, o que o coloca como o maior açude para múltiplos usos da América Latina. Sozinho, ele tem 37% de toda a capacidade de armazenamento dos 8.000 reservatórios cearenses.Antes do Castanhão a maior barragem cearense era o Orós, no município de mesmo nome, que também é uma represa no Rio Jaguaribe, mas que comporta pouco mais da metade da capacidade do Castanhão.
O Castanhão é umamaravilha da engenharia moderna, concluída neste século, mas cujos projetos iniciais remontam o século 19, quando surgiram os primeiros estudos para se edificar uma obra que garantisse reserva de água para enfrentar a irregularidade das chuvas no semi-árido Nordestino. Destaque especial merece o engenheiro da Universidade de Stanford, "Sir" Roderic Crandall, que identificou na área conhecida como"Boqueirão do Cunha", onde atualmente está este açude, uma série de marcadores geológicos que indicavam aquela ser a melhor região para a construção da barragem.
2 Pesquisa

Estrutura Da Paisagem: Uso De Métricas No Açude Castanhão
José Domingos R. Neto
1
,
Arnóbio Mendonça B. Cavalcante
2
1
Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará (josedomingosribeiro @bol.com.br)
2Centro de Ciências e Tecnologia, Univers
idade Estadual do Ceará (arnobio @secrel.com.br)
Introdução
A história tem mostrado que a maior parte do desenvolvimento recente da paisagem, está diretamente
conectada com a forma de uso e a ocupação da terra pelo homem. No Estado do Ceará, isso ficou be
m
evidente a partir do final da década de 80, quando teve início a implantação de várias grandesobras infra
-
estruturais, necessárias para o enquadramento do Estado às novas regras do contexto mundial. Obras como o
porto do Pecém, rodovias, açudes etc fora
m então iniciadas e logo fizeram surgir novas configurações de
paisagens. Destaque para os açudes que remodelaram, sobremaneira, por meio da introdução de massas
d’água, a paisagem semi
-
árida cearense.
A palavra açude...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Castanhão
  • Castanhão
  • Biologia Castanhão
  • hidrografia do castanhão
  • Ntd Bio Castanhao
  • Acude Castanhao E O Eixao Das Aguas
  • Impactos causados pela construção da Barragem do Castanhão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!