Cassirer

Páginas: 3 (602 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Questões sobre o Texto I: A crise do conhecimento de si do homem


I.9. “Podemos considerar o homem como um animal de espécie superior que produz filosofias e poemas do mesmo modo que o bicho daseda produz seus casulos ou as abelhas constroem suas celas?” (p. 39)

A partir de cada vontade do homem, seja por curiosidade, necessidade ou por ambição, ele tende a buscar formas para que hajasatisfação pessoal em seu desempenho. Com o passar dos tempos e a evolução humana, as necessidades se tornaram diferentes, antes o que é era considerado de mais moderno era objeto de interesse e ambiçãode muitos e hoje, se olharmos para o mesmo objeto, pensamos o quão obsoleto ele é e ainda imaginamos como as pessoas daquela época podiam ser satisfeitas com aquilo, pensamento irônico se pensarmosqe daqui há alguns anos, acontecerá a mesma coisa, e o que hoje faz do homem um ser superior, amanhã fará dele um ser obsoleto. Este é o resultado da evolução, a troca do velho pelo novo, a troca doultrapassado pelo moderno, é o resultado do que torna o homem cego e com o mal do século, o estresse. O animal por sua vez, pode gastar a sua vida toda morando no mesmo lugar, produzindo a mesma coisa,com os mesmos mínimos detalhes e essa talvez seja sua única ambição, a de fazer a mesma coisa e ainda assim, cada animal se desta por uma característica única e que o torna superior naquilo que faz,sem ambições, como o bicho da seda e seu casulo, as abelhas em suas celas. O grande dilema do homem é sempre queerer provar a unidade e a homogeneidade da natureza humana.

I.10. Comente a citação deMax Scheler na p. 42.,
...Portanto, não possuímos mais qualquer idéia clara e coerente do homem. A multiplicidade cada vez maior das ciências particulares que se dedicam ao estudo do homemconfundiu e obscureceu muito mais que elucidou o nosso conceito de homem”.

Com a vontade do homem em se diferenciar dos outros animais o homem acabou se perdendo em meio a tantos conceitos e teorias um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CASSIRER
  • Cassirer
  • A ciência para Cassirer
  • A filosofia do iluminismo- Ernst Cassirer
  • Filosofia segundo cassirer
  • TPC Hugo Cassirer
  • Ernst Cassirer O Mito do Estado
  • O conceito de «forma simbólica» (Cassirer) como base de uma fenomenologia da cultura e da comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!