CASOS DE ETICA2014

713 palavras 3 páginas
CASO 1
Sr. Pedro compareceu a consulta odontológica queixando-se que há um ano fez “um canal”( tratamento endodontico) e o dente em que foi feito este tratamento tem lhe incomodado muito. Após a avaliação clínica e radiográfica o dentista que o atendeu verificou que o tratamento estava inadequado.
Constatada esta situação o dentista se dirigiu ao paciente afirmando:
- “Realmente é um absurdo fazer uma coisa desta, o Sr. só pode sentir dor, pois este canal está mal feito. Posso refazer este canal, mas como está muito inadequado, terei mais trabalho e por isso o tratamento de retratamento será mais caro. O Sr. Entende minha posição?

CASO 2
Sra. Maira, mãe de Bianca (11 anos de idade) acompanhou a filha até consulta odontopediátrica, pois a menor estava sentindo muita dor em um dente.
Durante a consulta que ocorreu na unidade de saúde do bairro onde elas residem ocorreu a seguinte conversa:
- Dra. esta menina chorou a noite toda com dor de dente, não deixou eu dormir, por favor “arranque logo o dente desta menina, até mesmo porque eu estou faltando o meu trabalho hoje e meu chefe não vai deixar eu faltar outro dia sem descontar do meu salário.
- Mãe eu não quero arrancar meu dente, é bem na frente e na escola os meus colegas vão ficar me chamando de cancela de boi. Por favor Dra. Não arranca meu dente.
- Bianca! Sua mãe precisa trabalhar para lhe sustentar, então vamos fazer logo esta extração, pois tem muita gente na recepção que vieram de outros distritos esperando para eu atender e não é justo que elas fiquem esperando lá fora enquanto você chora, sem falar que está atrapalhando o horário de sua mãe no trabalho. Vamos?
CASO 3
Sr. Hildebrando, artista plástico procurou assistência odontológica com queixa estética – “ Meus dentes anteriores estão com restaurações antigas escurecidas, eu quero fazer novas restaurações, pois terei uma Vernissage importante no próximo mês.”
O Cirurgião Dentista que o atendia, após avaliação clínica e imaginológica propôs para

Relacionados