Casos concretos

Páginas: 2 (367 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
CASO CONCRETO 11
Questão discursiva: Leia o texto abaixo e responda:
Cidade Expulsa Mendigos Uma decisão da prefeitura de Apucarana, no interior do Paraná, provocoureações na Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Assistentes sociais recolheram os moradores de rua e aqueles que não tinham parentes, recebeu uma passagem para deixar a cidade e a ameaça de serprocessado por vadiagem se retornar. No dia 19/03/2007, assistentes sociais acompanhadas de PMS recolheram 15 mendigos e andarilhos, a maioria de outras cidades. “Não é para ficar aqui. Se você nãomora aqui em Apuracarana não tem que ficar aqui”, reclamou uma delas Na delegacia a polícia fichou todo mundo. Quem era da cidade foi encaminhado para casa de parentes ou abrigos. Seis moradores de ruareceberam passagem de ônibus para voltar aos locais de origem com uma advertência: Se fossem vistos de novo na cidade seriam processados por vadiagem. (Jornal Hoje, 26/03/2007) O Direito na SociedadeModerna define que todos os indivíduos têm os mesmos direitos e são iguais perante a lei. Leia o texto e faça uma análise de acordo com a crítica marxista em relação ao sistema jurídico na sociedadecapitalista.
A decisão foi em sua totalidade emanada pela classe dominante da cidade. Fica bem claro a relação dos dominantes com a sociedade, fazendo valer sua vontade de forma legal. O Estado é aforma na qual os indivíduos de uma classe dominante fazem valer seus interesses comuns e na qual se resume toda a sociedade civil de uma época.
Marx afirma que o aparelho Jurídico do Estado, nesse tipode sociedade, tem como objetivos organizar e justificar a dominação da burguesia sobre o proletariado e favorecer os negócios da classe dominante. Dessa forma, para Marx, não existe Estadorepresentativo do conjunto da sociedade. Seu papel é o representante dos interesses da burguesia

Questão de múltipla escolha: “Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora não espera...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • caso concreto
  • caso concreto
  • caso concreto
  • caso concreto
  • Caso concreto
  • Caso concreto
  • caso concreto
  • caso concreto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!